Pesquisa aponta que quase 60% das empresas que investem socialmente utilizam incentivos fiscais

Pessoas jurídicas são também as mais familiarizadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Praticamente seis em cada 10 empresas utilizam incentivos fiscais para promover o desenvolvimento social e cultural de projetos aprovados pelo Ministério da Cultura. É o que aponta a última pesquisa feita pelo Censo Gife, centro especializado em estudo sobre investimento social.
A amostra indica que o investimento total feito nos últimos anos gira em torno de R$ 2,9 bilhões. O principal alvo para atuação dos colaboradores é a área da educação, com 84% das intenções de destinação.  
Segundo a pesquisa, pessoas jurídicas são as mais familiarizadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ações que visam erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade à população mundial. Aproximadamente 51% dos investidores estão alinhando seus projetos ao programa.
Além desses dados, 29% das empresas predominantemente doam para outras entidades sociais e 47% são híbridas, ou seja, são doadoras e executam iniciações.
De acordo com Danilo Terra, diretor da Terra Incentivos Fiscais e especialista em Leis de Incentivo,  a tendência é que os investimentos feitos pelas empresas aumente nos próximos anos.
Por que as empresas estão utilizando incentivos fiscais?
As empresas estão cada vez mais voltadas e atentas com a sua responsabilidade social, diante disso, os incentivos fiscais são mecanismos que proporcionam a custo zero às empresa, diversos benefícios, dentre eles a associação da marca com projetos e ações que contribuem com a comunidade. Com isso, conquistam a simpatia das pessoas beneficiadas diretamente e indiretamente. Outros fatores fundamentais para a utilização são a dedução de 100% do valor destinado, a visualização e acompanhamento da aplicação dos impostos e a prevenção da criminalidade, já que as entidades sociais trabalham com a educação, desigualdade social e a formação do cidadão.
Qual a importância do ODS e como funciona?
A grande importância é que as diretrizes traçadas pelas 17 ODS padronizam o desenvolvimento social e sustentável de todos os países, tanto pelos governos municipais, estaduais e federal, empresas e sociedade civil organizada. Todos os objetivos influenciarão as decisões de todos pelos próximos 15 anos, já que se trata de um “plano globalizado” para priorizar o desenvolvimento sustentável em três pilares: social, ambiental e econômico. Esses objetivos visam à transformação dos atuais padrões de desenvolvimento para um novo modelo que reduza a pobreza, as desigualdades de renda, gênero, exclusão social,  degradação dos recursos naturais e que promova a paz, segurança alimentar, o uso eficiente dos recursos naturais.
Sobre a Terra Incentivos Fiscais
A Terra Incentivos Fiscais oferece orientação às pessoas físicas e jurídicas acerca dos benefícios de cada uma das Leis de Incentivo no Brasil, sejam de âmbito estadual ou federal. A empresa fornece o máximo de informações para que os interessados estejam embasados e cientes, visto que tais Leis contribuem na aplicação de fundos importantes a programas de cunho social, educacional, cultural e esportivo no país.




Danilo Terra, diretor da Terra Incentivos
Fiscais e especialista em Leis de Incentivo.
Divulgação                                                 



O principal alvo para atuação dos colaboradores é
a área da educação, com 84% das intenções de destinação.
Divulgação                                                
                                           

Comentários