Mitos sobre o CrossFit

Fábio Dechichi, um dos atletas mais condicionados do país explica sobre a modalidade que mais cresce no mundo 
O CrossFit é uma modalidade esportiva que ganha adeptos e vem conquistando as pessoas tem alguns anos. A modalidade que une força, ginástica, aeróbica e condicionamento chegou no Brasil 2009, quando Joel Fridman montou o primeiro box credenciado no Brasil. Seis anos depois, já haviam 300 box montados. No começo desse ano a marca CrossFit divulgou que já havia ultrapassado a marca dos mil box credenciados. 
Os mitos do esporte 
Como tudo que é novidade, o esporte gerou muitas polêmicas. Entre elas de que o esporte pode machucar ou causar lesões. Mas Fábio Dechichi, atleta de alto rendimento que já competiu até fora do Brasil, explica que isso tem muito a ver com o começo do esporte. "Em 2009 os atores globais começaram a treinar e expor que estavam ficando condicionados por conta do CrossFit. Não existiam muitos box, então os educadores físicos viram uma forma de ganhar dinheiro. Só que o CrossFit precisa de treino e credenciamento, e essas pessoas que abriram no começo não tinham. E quem começou a fazer com eles começou a se lesionar muito porque não havia  conhecimento prático e teórico e aí as pessoas saem falando que machucaram treinando CrossFit. Foi onde surgiu o mito de que o CrossFit machuca", explica o atleta Fábio Dechichi. 
Além desse mito, um muito comum é achar que o esporte é direcionado apenas para a elite, para atletas já muito condicionados. "98% das pessoas que fazem CrossFit buscam qualidade de vida. O esporte visa atender criança, adolescente, terceira idade, pessoas que buscam recuperar lesões, deficientes. É inclusivo e destinado a qualquer pessoa e não apenas atletas", explica Dechichi. 
A modalidade vem crescendo tanto que esse ano o campeonato CrossFit Games, o maior da modalidade, foi pela primeira vez no Brasil. "Os atletas muito bem condicionados são aqueles que buscam levara modalidade como esporte de alto rendimento, seguem como carreira de atletas e se dedicam para isso mas o CrossFit é para todos", conclui Fábio Dechichi. 
Fábio Dechichi no CrossFit 

Comentários