Mercado Manual celebra três anos em edição de Natal no Museu da Casa Brasileira

O ManualnoMCB festeja a cultura feita à mão e a história de artesãos da moda, decoração, bem-estar e gastronomia, além de performances e oficinas gratuitas
© Leonardo Sang

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta a edição de aniversário e de Natal do Mercado Manual, nos dias 1º e 2 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 20h, com entrada gratuita.
Valorizando a cultura feita à mão e a história por trás de cada peça, oficina e atividade, as sócias da Rede Manual, Daniela Scartezini, Karine Rossi e Patricia Toledo, convidaram 111 artesãos de moda, design e casa, arte, joias e bijoux, infantil, beleza e bem-estar, além de gastronomia.
Há três anos na agenda cultural da cidade, a programação do evento inclui oficinas de fazeres manuais, performances artísticas e ações para todas as idades. O espaço infantil é de criação do Erê_lab, responsável pelo projeto dedicado às crianças no Sesc da Avenida Paulista. Outra atração será a Kombi dos Sonhos, um veículo lúdico que carrega brincadeiras e atividades para toda a família.
"É muita alegria voltar para o lugar onde tudo começou e reafirmar nossos propósitos. Estar na rua é o nosso DNA e justifica a vontade de levarmos esse espírito de convivência e de coletividade onde quer que estejamos. É do espaço público que vem nossa inspiração para alimentar essa rede que cultivamos todos os dias", explica Daniela Scartezini.
"O Museu da Casa Brasileira realiza diversas feiras, com o intuito de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final, na tentativa de garantir a sustentabilidade desta cadeia produtiva. Nesse sentido, e como único museu do país voltado ao design e à arquitetura, o MCB se alia ao Mercado Manual no incentivo e fortalecimento da criatividade e do empreendedorismo", acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do museu.
Programação
1º de dezembro, sábado
- Oficina de licor: às 13h, com Taste Me! - Aprenda a fazer licor com sua fruta preferida. (12 vagas)
- Performance de Bolhas Gigantes: a partir das 13h, com a palhaça Aria Nebulosa. Na ocasião, ela fará bolhas de sabão gigantes em uma apresentação que também reúne mímica e dança. (Livre)
- Oficina de pão de queijo: às 15h, com Luciana Ubaldino, do projeto Dona Celina Pão de Queijo. A profissional irá compartilhar uma receita com os participantes, explicando a origem dos ingredientes e ressaltando a importância de comer alimentos frescos e com boa procedência. (15 vagas/atividade para crianças)
02 de dezembro, domingo
- Oficina de guirlandas de Natal: às 11h, com Coletivo NaLã. Os participantes poderão confeccionar guirlandas natalinas por meio da técnica têxtil de pompom. (15 vagas)
- Oficina de guirlandas de Natal: às 12h30, com Coletivo NaLã - Os participantes poderão confeccionar guirlandas natalinas por meio da técnica têxtil de pompom. (15 vagas)
- Oficina Fazendo Tambor: às 15h, com Ateliê Brasil no Fio, composto por Rodolfo, desenhista, criador e artesão do ateliê, e Taciana, bióloga, pedagoga e arte educadora. A atividade tem a missão de propagar a cultura popular por meio da confecção dos instrumentos musicais, brinquedos e adereços. (12 vagas)
Todas as inscrições serão feitas no local, na hora e por ordem de chegada.
Expositores
Moda: 3Jolie, Achados de Brianti, Artéria, Austral Culture, Bossapack, Comas, D-Aura, De Araque, Estilo Barkoh, Flats Exclusivas, Hayô, Iara Wisnik, Le Jour, Leninha Roupa de Baixo, Moeê, okan, Santa e Nuvem, Shii, SHWE | The Wearable Library, Soulful, Sunset Wood, Tangerina Moon, Vanila Eyewear;
Design e casa: André Wagner Arte, Barini Design, Carmine, Casa Dobra, Ecolov, Estúdio Plume, I1 Casalingo, Parnaioca, Patricia Carvalho e Renata Levi, Popoke, Somassae Pottery, Wet & Wood;
Joias e bijoux: Ateliê Nó Design, Bossa 374, Casa|MO, Chris Cunali, crua design, Dalzotto, Feixe acessórios, Greta, Juliana Veinert, Laura Mallozi, Luna Kajiya, Priscila Pini e Zilah;
Infantil: Amapô Kids, Brasil no Fio, Calu Rosa, Escafandro de Pano, Et Nous, Nó & Nó, Oficina de vovôio, Timirim, Tom pepper's;
Arte: Elisa Sbardellini e Estela Miazzi;
Beleza e bem-estar: be.or, Olfativa Aromas, Pavio de Vela, Primeira Folha, Realindo, Sabon Sabon, Terral, Therapy, umzerooito;
Gastronomia: Beeliving, Caminhoneta Gourmet, Canaille, Castelões, Da pá virada, Do oriente ao pote, Dona Celina, Ibá, K-lab, OCabral, Pepper Your Mind, Ruaa, Taste Me!, Vitória Pães.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Sobre a Rede Manual
A MANUAL é uma rede que reúne e empodera artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores, propiciando ambientes de negócios, conhecimento, conteúdo e entretenimento. São artistas, designers e pequenos produtores que prezam pela autoria, pelo consumo ético e empreendedorismo criativo. Nossa missão e propósito é perpetuar os fazeres manuais, expandir e incentivar nossa Rede, bem como toda a cultura que envolve o artesão - o que chamamos de cultura feita à mão. O objetivo da Rede Manual é ser ponte: dar espaço e valorizar as pessoas que dedicam suas vidas ao trabalho autoral – os empreendedores de si mesmos – que criam seus produtos em pequena escala, respeitando conceitos de estética, design, consumo ético e tecnologias da cultura contemporânea.

 





 

Comentários