Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne escolas estaduais, entidades e autoridades


Aconteceu na quinta-feira (22), nas dependências da Escola Vocacional de Jales, a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Jales, realizada pelo CMDCA, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A conferência acontece a cada dois anos e tem como objetivo geral  a mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, como crianças, adolescentes e a sociedade para construir propostas direcionadas para afirmar o princípio da proteção integral nas políticas públicas.
 

As metas desenvolvidas durante a conferência foram voltadas a apontar desafios que necessitam de enfrentamento para que todos os envolvidos tenham acesso às políticas sociais, visando à democratização e o enfrentamento as violências, considerando a diversidade.
 
O presidente do CMDCA, Rivail Rodrigues Júnior, disse que a conferência municipal é realizada para se eleger delegados municipais e discutir sobre os assuntos das crianças e adolescentes em Jales. Os delegados eleitos irão participar da conferência estadual onde eles poderão ser eleitos delegados estaduais e futuramente ter a chance de alcançar o nível federal. "A vantagem para o município é a vinda de recursos ligados ao tema criança e adolescente para melhor ver a necessidade da região e conseguir deliberar no Estado e na federação um tipo ou outro de verba para contemplar as necessidades da cidade. Uma das maiores vantagens para o município é que os responsáveis conseguirão identificar os problemas, constatá-los e levar até a administração do CMDCA para controlar a situação".
 
 A abertura Oficial aconteceu por volta das 8h45, com a Execução do Hino Nacional, logo após houve a apresentação cultural dos alunos da APAE.
 
 De acordo com a coordenadora do CREAS e conselheira do CMDCA, Maria Marta Domingues Bravo, foram 231 participantes, contando com todas as escolas estaduais do município: E.E Dom Artur Horsthuis, E.E Dr. Euphly Jalles, E.E Prof. Carlos de Arnaldo Silva, E.E Prof.ª Sueli da Silveira Marin Batista, E.E Profª Onélia Faggioni Moreira, juntamente com APAE, SACRA E Projeto Guri.

Comentários