Vereador Chico questiona cumprimento de lei sobre primeiros socorros em escolas infantis

 
O vereador Chico do Cartório (MDB), foto, indagou ao prefeito Flávio Prandi (DEM), quais providências foram tomadas pelo Executivo para cumprir a Lei 4.792/2018 estabelecendo que profissionais da rede de ensino infantil e fundamental tenham treinamento em primeiros socorros.

A Lei "Lucas Begalli Zamora", aprovada em junho deste ano, tem como objetivo treinar funcionários e professores, de escolas públicas e particulares, para a prevenção de acidentes e atendimento de primeiros socorros, especialmente para realizar a manobra de desengasgo.

Chico indagou quantos treinamentos teórico-práticos já foram realizados, quantos estão previstos para serem realizados em 2018 e qual o planejamento para cumprimento da lei em 2019. Estabelecimentos de recreação infantil e as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica deverão capacitar professores e funcionários em práticas básicas de primeiros socorros.

A lei aprovada pelo Congresso Nacional é uma homenagem à Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu ao se engasgar enquanto comia um cachorro-quente durante um passeio escolar, em setembro do ano passado. O fato ocorreu em Campinas (SP) onde mora a família de Lucas.

Ele foi transferido em uma UTI móvel para o hospital na sequência. Porém depois de sete paradas cardíacas e 50 minutos de tentativas de reanimá-lo, infelizmente, Lucas se foi. Desde então, Alessandra Zamora, mãe do menino, iniciou o movimento "Vai Lucas" que pede a obrigatoriedade de as escolas oferecerem cursos de primeiros socorros aos funcionários.

Comentários