Simpósio Coopercitrus de Alta Tecnologia em Citrus reúne mais de 220 produtores

A Coopercitrus realizou no dia 25 de outubro, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), SP, o Simpósio Coopercitrus de Alta Tecnologia em Laranja e Limão. O evento reuniu mais de 220 produtores, de mais de 93 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
 O Simpósio oportunizou aos participantes palestras com as informações e tecnologias pertinentes para a produção do setor citrícola, com foco nos principais tópicos do momento da cultura. O objetivo do evento foi trazer informação e tecnologias que auxiliam os citricultores a alcançarem produtividade e rentabilidade com sustentabilidade. "É um enorme prazer a realização do Simpósio, pois a cooperativa só foi criada para melhorar a renda dos produtores. Ter uma área comercial de máquinas e insumos forte e, também, prestação de serviços e orientação técnica especializada é conveniente para que o cooperado ganhe mais em produtividade e rentabilidade. Esse é um dos objetivos da Coopercitrus", comentou o presidente do conselho de administração da Coopercitrus, José Vicente da Silva, ao dar as boas-vindas aos presentes na abertura do evento.

O Simpósio contou com o patrocínio das empresas parceiras Arysta, Basf, Corteva, FMC, Farmatac, Ihara, Kimberlit, Mosaic, Nortox, Nufarm, Oxiquímica, Spicam, Stoller, Syngenta, UPL, Valagro e Yara, além do apoio da EECB. O presidente executivo da Coopercitrus, Fernando Degobbi, ressalta a importância da citricultura e que o evento teve o víeis 100% técnico com o intuito de oferecer aos produtores presentes informações e tecnologias existentes para o crescimento e desenvolvimento dos citricultores. "É motivo de muito orgulho ter neste evento um número tão grande de cooperados de diferentes regiões. 10% do público aqui, não estão na citricultura o que demonstra o interesse dos produtores em conhecer o processo e entender os possíveis benefícios da citricultura", comenta o presidente.

O vice-presidente do conselho de administração da Coopercitrus, Matheus Kfouri Marino, abriu os trabalhos do dia com a palestra: "Os principais desafios da laranja e do limão", em que fez uma análise do contexto atual das culturas, desenhando um panorama de acordo com as informações do setor nos últimos anos.

Tiago Aleixo, gerente de serviços da Coopercitrus, falou sobre: "Sistematização de plantio de laranja e limão". O gerente apresentou cases de sucesso e ferramentas tecnológicas que auxiliam no aumento do número de plantas por hectare, otimizando as operações mecanizadas e, consequentemente, aumentando a produtividade e a rentabilidade do setor citrícola.

"Manejo da Fertilidade do Solo", foi o terceiro tema abordado no evento por Dirceu Matos, do centro de citricultura IAC, que afirmou que com os cuidados necessários com o solo é possível obter altas produtividades e melhorar a qualidade dos frutos.

Marcelo Miranda, do Fundecitrus, trouxe para os presentes no evento o tema: "Controle interno e externo do psilídeo dos citros, o que aprendemos nos últimos anos". Em sua palestra, Marcelo, apresentou uma revisão dos principais produtos de controle associados à tecnologia de aplicação.

Franklin Behlau, do Fundecitrus, abordou o tema: "Desmistificando o controle do Cancro Cítrico", trazendo para os produtores uma atualização das melhores práticas de manejo, que podem auxiliar em maior longevidade e produtividade do pomar.

O vice-presidente da Coperfam, João Roberto Gasperini, falou sobre: "Certificação em citros, vale a pena?". João esclareceu para os citricultores como as certificações e boas práticas impactam dentro do cenário do mercado atual e futuro.

o dia de conhecimento, Danilo Franco, da Farmatac trouxe o tema: "Poda de laranja e limão: teoria e prática", em que mostrou os benefícios de uma poda realizada em momento oportuno e com medições corretas para não prejudicar a produtividade da planta.

Para o cooperado Fábio Bifon, de Guaíra, SP, o Simpósio foi de extrema importância para atualização e, principalmente, para comprovar que produtividade na citricultura está aliada às boas práticas agrícolas e, que o uso de tecnologia pode trazer vantagens produtivas. "Foi muito bom termos essa oportunidade, principalmente, pela troca de conhecimento com esses pesquisadores que palestraram sobre temas muito relevantes para nós que estamos sempre na fazenda. A informação e a tecnologia é um insumo preciso, isso se não for o maior deles", comenta.

Comentários