Programa Via Rápida Emprego Rural


Por solicitação do governador Márcio França, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI), Vinícius Camarinha, anunciou o lançamento do Programa Via Rápida Emprego Rural que tem como principal objetivo qualificar mão de obra para atender o agronegócio, focado principalmente no interior do Estado.  

O programa, nova modalidade dentro do Via Rápida Emprego, é uma forma de estimular o agronegócio, responsável por grande parte do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. A partir de 2019 a população do Estado terá à disposição três cursos na modalidade rural:  Mecânico em Trator, Operador de Drone e Técnico em Agricultura Familiar. Todos terão carga horária de 100 horas.

SOBRE O PROGRAMA

 O Via Rápida Emprego (www.viarapida.sp.gov.br) é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

 Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo.

 
O programa oferece mais de 200 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria e agora também rural, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sexta em 28 unidades móveis (carretas) e também em salas descentralizadas que são estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

 
Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base no sistema de levantamento desenvolvido pela Secretaria, que considera indicadores populacionais, de atividade econômica dos municípios, da movimentação de trabalhadores do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), entre outros. O programa já atendeu mais de 300 mil pessoas.

 

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos 837 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou no Poupatempo.

Comentários