O comentário esportivo e a nova linguagem do futebol

Análise das novas práticas é tema do livro “O Comentarista Esportivo Contemporâneo: novas práticas no rádio de Porto Alegre”, escrito pelo jornalista gaúcho Carlos Guimarães. Lançamento acontece no próximo dia 29, na Livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, a partir das 19h.
 
CARLOS GUIMARÃESCom 19 anos de profissão e com passagens por três das principais emissoras de rádio do Rio Grande do Sul, o comentarista e coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães, lança o livro O Comentarista Esportivo Contemporâneo: novas práticas no rádio de Porto Alegre, pela Editora Appris. O evento acontece no dia 29 de outubro, na Livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80, Bairro Jardim Europa), em Porto Alegre, a partir das 19 horas.
A obra em questão é resultado da dissertação de mestrado O Comentário Esportivo Contemporâneo no Rádio de Porto Alegre: uma análise das novas práticas profissionais na fase de convergência, defendida em março deste ano. “Me sinto muito orgulhoso ao ver dois anos de pesquisa se transformarem em um livro tão completo. Utilizo diversas referências, que conversam e argumentam, sobre as novas práticas no comentário esportivo de rádio. É isso que torna minha pesquisa sólida e une a área acadêmica com a minha vivência de mercado”, afirma Guimarães.
Com prefácio do professor Luiz Artur Ferraretto, o livro conta a história do futebol como identificação social e sua importância nas transmissões radiofônicas, chegando até a evolução do comentário esportivo, onde percebe-se a utilização de novas plataformas durante a análise. “A partir da disseminação das redes sociais, identifiquei que havia uma nova linguagem surgindo ao falar de futebol. Novos termos foram incorporados por jornalistas e por internautas interessados no esporte. Com isso, meu interesse pela narrativa, enquanto comentarista e estudioso da área, resultou nessa pesquisa, muito bem orientada pelo professor Ferraretto”, completa o autor.
O Comentarista Esportivo Contemporâneo: novas práticas no rádio de Porto AlegreLIVRO O COMENTARISTA ESPORTIVO CONTEMP já está à venda nas principais lojas virtuais do segmento. Durante o lançamento, exemplares estarão à disposição no valor de R$ 59. O evento contará com coquetel e sessão de autógrafos. Confirmação de presença através do site: https://bit.ly/2Acj9Ip
CARLOS GUIMARÃES
Comentarista e coordenador de esportes da Rádio Guaíba, graduou-se como Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em março de 2018, já tendo obtido especializado em jornalismo esportivo pela mesma instituição. Atua há 19 anos no rádio de Porto Alegre, com passagens pelas rádios Gaúcha (1999 - 2008 e 2013 - 2014) e Bandeirantes (2008 - 2013).
 

Comentários