Missão UNIVIDA da Diocese de Jales avança para a Amazônia no ano de 2019


por


Edivaldo Mella Janasco




A UNIVIDA – Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida, da Diocese de Jales, desde 2012 realiza missões humanitárias nas aldeias indígenas de Dourados-MS, levando jovens universitários e profissionais a praticar seus dons e talentos com amor e atenção aos mais necessitados. Em 2019 ás missões se ampliarão para a Amazônia, visando levar atendimento aos ribeirinhos e indígenas, locados na região próxima à Manaus-AM.

O Padre Eduardo Lima é o Fundador e responsável pelas Missões UNIVIDA. Na Diocese de Jales é o Assessor Diocesano da Pastoral Universitária, na qual desenvolve diversos trabalhos com os jovens universitários das instituições de ensino parceiras da Missão.
"A Amazônia sempre foi o desafio da UNIVIDA. É chegar muito além da nossa própria fronteira, território que se iniciou em Santa Fé do Sul, expandiu-se para localidades da Diocese de Jales, levou-nos até a Reserva Indígena de Dourados/MS e nos preparou para este grande deslocamento. Será um desafio, levar 35 voluntários além do que já conhecemos. Mas este é o objetivo, desafiarmo-nos sempre, na busca do outro. "afirmou o padre.
Segundo o Padre Eduardo, o processo de seleção foi moroso, em função do elevado número de inscritos, muito superior às vagas oferecidas.
Para esta primeira missão na Amazônia 35 voluntários, entre eles universitários e profissionais que já participaram de outras missões UNIVIDA, foram selecionados e vivenciarão a missão durante 10 dias, do dia cinco até o dia 15 de janeiro de 2019.

"No final de novembro viajarei à Manaus, quando me encontrarei com o coordenador da pastoral universitária, um Jesuíta. A Companhia de Jesus tem um forte trabalho missionário e está nos intermediando, sendo a ponte entre a nossa disposição de trabalho e aqueles que necessitam de nossa presença. Inclusive já está acertado uma formação na casa Magis, de Manaus. E a partir dessa visita irei finalizar e ajustar os detalhes de local, cronograma e atividades. Acrescento que estou muito feliz com a adesão de tantos à causa da UNIVIDA e que será uma missão abençoada e inesquecível! ", concluiu o padre.

Universitários e profissionais já se preparam para a nova missão. Como a estudante de Psicologia e Missionária da Diocese de Jales, Lainá Ferreira que junto com outros amigos estão realizando uma "Ação entre Amigos" para auxiliar nos gastos para a missão.

"Para mim é uma mistura de felicidade com ansiedade e muita esperança. Estou muito feliz por ter sido selecionada para mais uma missão UNIVIDA, agora na Amazônia. Tenho dentro de mim que esta será uma missão inesquecível, da qual lembraremos para o resto de nossas vidas, pois a missão muda nosso interior, nossa maneira de ver o mundo e as pessoas. Espero poder doar tanto quanto já recebi em outras missões, doar afeto, carinho, atenção e muita fé. E acima de tudo, espero me tornar uma profissional melhor, cada vez mais empenhada em ajudar o próximo, respeitando cada diferença e peculiaridade que as pessoas possuem, sempre com olhar humanizado e regado de empatia.", afirmou a jovem universitária.

Comentários