Educação participa de ciclo de formação em gestão e liderança promovido pela ADE

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Noroeste Paulista promoveu no dia 25 de outubro, no Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV, a terceira sessão de uma formação voltada para aproximadamente 75 diretores e coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas municipais da região.

O objetivo da formação, denominada, Laboratório de Mudanças, é potencializar a atuação e as habilidades de liderança dos profissionais. A ação tem apoio do Instituto Natura, por meio do projeto Rede de Apoio à Educação (RAE Polos).

A Secretaria Municipal de Educação de Jales foi representada pela supervisora de ensino Elaine Cristina Magri da Silva e pela coordenadora do ensino fundamental Elisa Mara Mastelari Ferri.

A formação, oferecida em quatro módulos, é realizada com o apoio do Instituto Natura e de "talentos locais", profissionais que atuam nas redes de ensino com formação e competências alinhadas aos temas a serem tratados na formação.

O módulo desenvolveu, por meio de metodologias ativas, dinâmicas de grupo e jogos de interação, temas como individualidade e decisões em colegiado, autonomia, ética profissional e observação de sala de aula e liderança. Os formadores Elizabete Alves de Moraes e Anderson Bençal, servidores do município de Votuporanga e Gilberto Abreu de Oliveira, servidor de Fernandópolis foram os responsáveis pela condução das sessões do Laboratório de Mudanças.

O diferencial desta iniciativa é que todo o processo de planejamento, organização e execução do ciclo formativo foi realizado pelos próprios gestores municipais por meio de um Comitê Gestor, de forma colaborativa, buscando somar esforços na resolução de problemas comuns.

Os municípios que fazem parte do ADE Noroeste Paulista são, além de Jales, Alvares Florence, Américo de Campos, Aparecida d’Oeste, Aspásia, Cardoso, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guaraci, Guarani d’Oeste, Indiaporã, José Bonifácio, Lourdes, Macaubal, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Monções, Monte Aprazível, Nhandeara, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Olímpia, Ouroeste, Paranapuã, Parisi, Paulo de faria, Pedranópolis, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, Rubinéia, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João de Iracema, Sebastianópolis do Sul, Tanabi, Três Fronteiras, Turiúba, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Votuporanga.

Comentários