Educação, História e Culturas: títulos nas artes marciais japonesas


Hanshi Robert Burgermeister (foto), Sho-Shihan e presidente da International Seishinkai Karate Union (ISKU)

 
Nas artes marciais japonesas, temos dois tipos de títulos, os títulos "shogo" (Renshi, Kyoshi, Hanshi) e os títulos "Ryuha" (Shidoin, Shihan-dai, Shihan, So-Shihan). Os títulos de shogo são títulos de ensino, portanto, eles são concedidos pela federação, não pelo dojo, e um título shogo não se limita apenas às habilidades técnicas, como os títulos de ryuha, mas também pelas credenciais de ensino e caráter esperadas da pessoa. um Samurai ou pessoas da classe guerreira. Os fundadores de estilo seguintes receberam títulos de shogo: Kenwa mabuni (Shitoryu), Chojun Miyagi (Gojuryu), Gichin Funakosji (Shotokan), Hironori Ohtsuka (Wadoryu), Gogen Yamaguchi (Gojukai), Shoshin Nagamine (Matsubayashi ryu), Ryusho Sakagami (Itosukai ), Masutatsu Oyama (Kyokushin).
I. Títulos Ryuha
Shidoin (Shidoin)
Um shidoin é um professor habilidoso que ensina o ryu no dojo e opera classes. Ele deve ter conhecimentos básicos no ensino de seus princípios ryu, de modo que ele possa competentemente ensinar uma classe como instrutor assistente de um dojo. Ele deve ter entre 25 e 30 anos e ter o terceiro Dan em seu ryu.
Shihan-Dai
A palavra "dai" significa no lugar de, assim, é alguém que ensina as aulas no lugar do professor principal (Shihan). É muito comum que haja uma pessoa designada no dojo que assume o controle se o Shihan não estiver presente. Ele é junior ao Shihan e ele deve ter o 4º ou 5º Dan. Ele deveria ter entre 30 e 40 anos de idade.
Shihan
"faixa preta com faixa de ouro"
Um shihan é o "instrutor principal" de um dojo ou de um grupo de dojos. Um Shihan é um professor licenciado em seu ryu, o que significa que ele recebeu seu título do corpo de licenciamento, geralmente sua associação. Um Shihan é um mestre dos princípios de seu ryu e ele pode demonstrar todas as técnicas e kata de seu ryu. Ele deve ter cerca de 40-50 anos e deve ter o 6º ou 7º Dan em seu ryu.
So-Shihan
Um so-shihan é o "instrutor chefe" do ryu, que pode ser um grupo de dojos (kan) ou uma federação nacional ou mesmo uma associação internacional (kai). Ele é responsável pela educação adequada nos princípios e técnicas do ryu, e ele é responsável pela promoção de todas as categorias de dan na associação.
II. Títulos Shogo
Renshi
"faixa vermelha-preta"
Um renshi é o primeiro nível de títulos shogo e significa que essa pessoa é um professor habilidoso, um samurai de caráter polido que ele conseguiu através de uma prática continuada rigorosa. Um renshi está ensinando uma lição em seu estilo (ryu) sem ego, e seu objetivo é refinar a técnica (waza) e maximizar sua eficiência. Um Renshi tem cerca de 35-40 anos e deve ter o 3º - 4º Dan em seu ryu.
Kyoshi
"faixa vermelha-branco"
Um kyoshi é uma pessoa muito experiente, um samurai de ensino, um cavalheiro, em suma, um professor de professores. Ele dominou os princípios do seu espírito e os desafios da vida. Assim, ele pode não apenas demonstrar todas as técnicas de seu ryu, mas como uma pessoa que se transformou em um professor de alta moral, não apenas falando sobre princípios, mas vivendo-os. Um Kyoshi é o segundo nível de shogo e o candidato deve ter entre 40 e 45 anos e ter o 5º ao 6º Dan.
Hanshi
"faixa vermelha"
A palavra "han" significa modelo, exemplo ou padrão, e a palavra "shi" significa professor. Um hanshi é um mestre extremamente respeitado de uma disciplina marcial japonesa. Normalmente, este título é concedido a um candidato que tem o 7º - 8º Dan e tem cerca de 55 anos de idade. Ele não tem apenas um conhecimento completo e completo de todos os princípios de seu ryu, mas também fez um nome de si mesmo e se elevou acima de todos os outros artistas marciais ao ensinar a arte sem ego. Hanshi é o maior título de Shogo e raramente é premiado. Um Hanshi é um "professor modelo" e um exemplo para a vida.



Comentários