Assembleia Legislativa aprova vistoria de deputados na Replan


Atividade será executada pela Comissão de Meio Ambiente.

 
SÃO PAULO – O Poder Legislativo, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), aprovou o requerimento dos deputados Edmir Chedid e Milton Leite Filho – ambos do DEM –, que autoriza a realização de diligência com a finalidade de vistoriar a Refinaria de Paulínia (Replan), considerada a maior refinaria de petróleo (em termos de produção) do país.
De acordo com Edmir Chedid, a intenção desta atividade é “vistoriar e verificar a condição e manutenção dos equipamentos”. “Em agosto, um grande incêndio provocou danos à refinaria, resultando em muita preocupação à sua administração e ainda à comunidade que vive em seu entorno. Por isso, nós entendemos que seja importante e necessária a fiscalização pelo Poder Legislativo”, afirmou.
O incêndio foi provocado após a explosão de uma grande caldeira de craqueamento, que atingiu outras unidades menores de destilação. Por segurança, a refinaria fez a eliminação do excesso de combustível, o que motivou a elaboração do requerimento. “Não há nenhum documento oficial, pelo menos aqui na Assembleia Legislativa, que trata sobre o destino deste combustível no meio ambiente.”
Edmir Chedid também comentou que esta vistoria deverá ser realizada por parlamentares que compõem a CMADS (MDB, DEM, PSB, PSDB, PRB, PSC, PT e PV) até o fim do primeiro semestre de 2019. “A Petrobras, responsável pela Replan, informou à época que paralisaria a produção da refinaria de ‘forma preventiva’, bem como criaria uma comissão para avaliar as causas do incêndio”, afirmou. 
 
Retomada da Produção
À imprensa, a Petrobras informou que a retomada total da produção integral na Replan deverá ocorrer em fevereiro de 2019. “Os motivos alegados para esse prazo foram os danos gerados pela explosão seguida de incêndio. Segundo a empresa, a liberação das áreas afetadas será gradativa, sendo a unidade de craqueamento catalítico em dezembro e a de destilação no próximo ano”, finalizou.

Comentários