Unimed Andradina promove palestra sobre suicídio aos funcionários

O evento foi alusivo ao setembro amarelo
 
Na última quarta-feira, 26, os colaboradores da Unimed Andradina participaram da palestra “Suicídio não é escolha”, ministrada pela psicóloga da cooperativa, Laís Calvoso. O evento alusivo ao setembro amarelo teve como foco a importância da discussão sobre o suicídio e os tabus que ainda existem pela falta de informação.  
A Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe um dado estatístico preocupante, na qual afirma que a cada 40 segundos acontece um suicídio no planeta e no Brasil a cada 45 minutos uma pessoa perde a vida cometendo o ato. “Esses números são alarmantes e precisamos tratar do tema com muita seriedade, por isso, achamos fundamental fornecer subsídios aos colaboradores, para que eles sejam multiplicadores e consigam, de alguma forma, contribuir para que esse índice caia”, explicou a psicóloga, Laís Calvoso.
Ainda de acordo com Calvoso o suicídio é um sintoma de gravidade de uma doença, ou seja, por meio de estudos foi comprovado que 95% dos casos tem a presença de um transtorno psiquiátrico. “A depressão ainda é a causa mais comum do suicídio. Tirar a própria vida é o sintoma final de muitos que já estavam acontecendo. Porém, poucas pessoas conseguem perceber um comportamento suicida, por isso, a importância de se conversar sobre o assunto e buscar informações sobre o tema”.
A palestra também serviu para alertar sobre a hereditariedade do suicídio, sendo que uma pessoa com caso de suicídio na família tem uma vulnerabilidade de 55% de cometer o mesmo ato. “Essa pré-disposição aliada a um evento estressor (gatilho) faz com que a pessoa tenha um comportamento suicida, precisamos ficar atentos a qualquer sinal”, afirmou Laís.
Para a psicóloga a melhor forma de diminuir os casos de suicídio é investir na prevenção, cuidando da saúde física e mental. “Uma vida equilibrada precisa que o corpo e a mente estejam saudáveis, só dessa forma conseguimos manter comportamentos suicidas e outros transtornos longe de nós”.

Comentários