Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de ações nas ESFs




 
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu ações de conscientização sobre a prevenção e o combate ao suicídio, em alusão a campanha Setembro Amarelo. Durante a semana, equipes das ESFs (Estratégia de Saúde da Família) Dr. Francisco Xavier Rego e Honório Amadeu realizaram passeata e palestra para reforçar as orientações da importância de combater o suicídio.

Na manhã da ultima quarta-feira, 26, aconteceu por todo o bairro do Jardim Paraíso, uma passeata organizada pelos funcionários da pela ESF Dr. Francisco Xavier Rego. A caminhada contou com a presença do médico da unidade, Gustavo da silva Pasquini, enfermeiras, agentes de saúde e equipe do NASF. Na ação os funcionários cantaram músicas que falavam sobre o Setembro Amarelo, entregaram panfletos com informações sobre o tema e também chamaram atenção da população com cartazes informativos.

A enfermeira responsável pela ESF Dr. Francisco Xavier Rego, Ana Carolina Lima, reforça que o tema é atual e deve receber atenção especial. "A ideia da passeata se deu com o intuito de ressaltar o Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção do Suicídio, tendo em vista o aumento de casos que chegam até a nossa unidade com ideias e até mesmo tentativa de tirar a própria vida", ressaltou.

Também na manhã da quinta-feira, 27, na ESF Honório Amadeu, toda a comunidade pode participar de um café da manha e uma palestra que abordou o tema "A importância da prevenção do suicídio", ministrada pela psicóloga do NASF, Éllen Shumiski.

"Eventos como esses chamam a atenção da população para um tema tão importante que precisa ser falado mais abertamente, possibilitando quebrar tabus e ajudar as pessoas que estão em sofrimento psíquico", frisou Éllen.

O suicídio é um fenômeno complexo, considerado grave problema de saúde pública. A orientação, o diálogo e a informação são essenciais a sua prevenção. O Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, recebe ligações que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio por meio de voluntários e todas as ligações são sigilosas.

Comentários