Quase 70% dos Prefeitos no Vale do Paraíba têm propostas para investir em tecnologia

Levantamento aponta que Segurança é a área mais lembrada; Fórum de Cidades Digitais em Monteiro Lobato reúne gestores para tratar de inovação nas administrações municipais
 
Dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba, quase 70% dos prefeitos têm propostas voltadas para melhorar a gestão pública a partir de investimentos em tecnologia. Segundo o levantamento realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Segurança é a prioridade na implantação das inovações digitais, com 22% do total. Os investimentos voltados à segurança pública, citados nos planos de governo protocolados, envolvem a instalação de câmeras de videomonitoramento. “Há cidades no país que já utilizam a inteligência do sistema para adoção de políticas de mobilidade, por exemplo. Isso demonstra também a transversalidade do uso estratégico da tecnologia na gestão pública e como ela pode melhorar a vida das pessoas”, observa o diretor da RCD, José Marinho.
 
No dia 18 de outubro, a RCD, iniciativa de fomento às cidades digitais no país promove, em parceria com a Prefeitura de Monteiro Lobato, encontro destinado a prefeitos, gestores públicos e vereadores da região para tratar de eficiência e desenvolvimento através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, destaque na área de cidades inteligentes, também está na lista de chefes de Executivos que citaram a implantação dessa rede de monitoramento, além da necessidade de ampliação da cobertura de telefonia móvel e internet na zona rural e promover a inclusão digital no ambiente escolar.
 
Sistemas - Outra necessidade apontada pelos prefeitos é a informatização da administração municipal, com 16%. Os planos de governo se resumem em informatizar sistemas de cadastro e atendimento para maior agilização na administração de serviços prestados, assim como a inserção de equipamentos adequados nas escolas. Um exemplo proposto pelo prefeito Edson Mendes Mota, de Cachoeira Paulista, é a adoção de um moderno sistema de atendimento ao cidadão via telefone e internet, garantindo o acompanhamento adequado da solicitação do munícipe e com prazos pré-definidos para a execução do serviço.
 
Educação – Diversas inovações na Educação foram citadas pelos prefeitos do Vale do Paraíba (9% do total), das quais visam a implantação de equipamentos tecnológicos nas salas de aula, incluindo aparelhos de acesso à internet, salas de multimídia (com Datashow, ferramentas de som, TV, DVD, internet e lousa digital), laboratórios de informática, pontos de acesso à banda larga e bibliotecas virtuais.
 
Pensando em Tecnologia
Lista das cidades com mais propostas voltadas à tecnologia:
 
1- Taubaté: Com 15% do total de propostas voltadas à implantação de tecnologia na região, o prefeito José Bernardo sugeriu requerimentos voltados à Educação, Transparência, Mobilidade, Informatização, Saúde, Comunicação e Cidade Digital.
 
2- Campos do Jordão/Potim: Em segundo lugar no ranking, com 7%, o prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni, indicou propostas tecnológicas nas áreas de Segurança, Saúde e Inclusão Digital, da qual pretende investir em tecnologias da informação e comunicação para transmissão de conteúdos educacionais. Já a prefeita de Potim, Erica Soler, incluiu ações relacionadas à Cidade Digital, Informatização, Inclusão Digital, Saúde e Segurança.
 
3-  Ilhabela/Cachoeira Paulista/Guaratinguetá/Lavrinhas: Com 6% do total, os municípios tiveram propostas focadas em tecnologia para o Meio Ambiente, Informatização, Cidade Digital, Segurança, Internet, Educação e Iluminação.
 
Fórum – As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O objetivo, conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, é promover a interação entre os gestores e facilitar o acesso às novas tecnologias através do conteúdo apresentado no evento, que conta com modelos em andamento nos municípios, soluções de mercado e políticas pública. A iniciativa tem o patrocínio da 1Doc. “Promove a troca de experiência e contribui com o planejamento das cidades que estão buscando desenvolvimento socioeconômico por meio da tecnologia”, resume o diretor.
 
Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba
18 de outubro – Monteiro Lobato
Local: Fazenda Dona Venina, Av. Brasil, 8.
Inscrições gratuitas para servidores públicos
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812

 
Áreas mais visadas pelas prefeituras.jpgÁreas mais visadas pelas prefeituras
Cidades com mais investimentos em tecnologia.jpgCidades com mais investimentos em tecnologia
Porcentagem de prefeituras com investimento em tecnologia.jpg

Comentários