O Cérebro e o Processo de Aprendizagem

 
Flávio Rodrigo Masson Carvalho PhD em Psicologia Clínica
equilibriumtc@hotmail.com

O cérebro é um órgão complexo que começa a aprender, segundo os estudos da Neurociência Cognitiva (NC), desde o início da sua formação por meio da sua modificação com as experiências. Aprende através do exercício das habilidades, das necessidades, da motivação, da curiosidade, do interesse, da repetição e das fases inerentes ao desenvolvimento neuro-cognitivo.

O córtex cerebral, a complexa "massa cinzenta" que compõe 80% do cérebro humano, é o responsável pela nossa capacidade de recordar, pensar, refletir, comunicar, adaptar às novas situações e planejar o futuro.

Pantano, afirma que ao nascer o bebê já enxerga, ouve, prefere sons agudos, geralmente gosta de formas arredondadas e reconhece a simetria, fatos comprovados cientificamente, por neurocientistas, que contradizem várias crenças sobre as inabilidades dos recém-nascidos.

De acordo com Muszkat  (2010), 50% do desenvolvimento cerebral se dá até o primeiro ano de vida. "Por isso, os problemas que ocorrem com a gestante podem ter uma repercussão muito grande na formação do cérebro do feto". No primeiro ano de vida todas as atividades que estimulem a audição, fala, equilíbrio e controle motor são fundamentais para o processo de aprender durante toda a vida do indivíduo, portanto, pais, cuidadores e professores precisam ter o conhecimento sobre isso.

A fase de maior crescimento, de conexões neurais, de aprendizagem se dá na infância, quando atinge a sua formação completa por volta dos 7-8anos. Esta fase é crucial, pois é quando as crianças iniciam o seu processo de aprendizagem escolar.

Hoje sabemos que os estímulos adequados a cada faixa etária promovem maior número de conexões sinápticas, além de criar as conexões certas para a aprendizagem, mas é preciso saber como se dá a maturação neurológica para que se possa estimular adequadamente essas conexões e assim não causar prejuízos ao processo de aprendizagem.

Segundo Pantano e Ferreira (2010), uma estimulação em tempo inadequado pode causar tantos danos quanto a ausência de estimulação. Crianças que "pulam" estágios de desenvolvimento encontram dificuldades enormes para recuperar o que perderam.

O segredo da aprendizagem reside em nosso cérebro que armazena todas as nossas experiências de vida; emoções; sensações; enfim tudo o que aprendemos na vida.

Nascemos com mais de 100 bilhões de neurônios e com eles vamos até o fim das nossas vidas.

Neurônios são as células que impulsionam a atividade cerebral.

Imagine um computador de alta capacidade de armazenagem sem nada lá dentro.

Para que serve? Qual a sua utilidade? Ele será muito útil a partir do momento que colocarmos informações dentro dele para utilizá-las quando necessárias.

E também este computador devolverá apenas as informações que receber, sem nada criar.

A qualidade da informação dependerá da qualidade do conteúdo que colocarmos nos programas disponíveis no computador.

Com o cérebro ocorre mais ou menos a mesma coisa, com a vantagem que seu limite de armazenagem é inesgotável e você pode processar a informação através da linguagem além de colocar emoção e criar uma forma de comunicação adequada ao seu estilo de viver, pensar e interpretar a realidade.

Quando nascemos, os mais de 100 bilhões de neurônios estão lá, mas ainda sem informações e aprendizagens armazenadas ou memorizadas.

Vamos crescendo, vendo, ouvindo, sentindo a realidade e começam as formações das redes neurais de conhecimentos.

Quando LEMOS a APRENDEMOS algo novo, novas redes neuronais são formadas e assim vamos enriquecendo nosso modelo de mundo, ou seja, teremos um maior estoque de informações para serem processadas e colocadas para o mundo exterior nas diversas formas de comunicação: verbal, escrita, corporal e outras manifestações artísticas.

Assim como é bom fazer exercícios físicos para manter a forma, manter o peso, manter um estado geral de saúde, o cérebro também precisa de exercícios para manter a forma e responder rapidamente quando solicitado.

Imagine você sair correndo sem estar preparado ou sem treinar há muito tempo.

Todos os músculos e articulações irão doer por vários dias até você entrar no ritmo. O mesmo ocorre com o cérebro. Sem uso ele fica preguiçoso e demora para dar uma resposta quando solicitado.

O cérebro adora atividades diferentes porque assim ele forma novas redes neuronais e aumenta o estoque de informações para nos ajudar em todas as decisões.

O segredo da aprendizagem é portanto: ler diversos assuntos, memorizar, aprender algo novo mesmo que seja simples, fazer exercícios físicos, treinar uma nova forma de abordar uma pessoa, treinar no computador, desenvolver um texto simples para treinar a escrever, ouvir músicas e memorizar a letra, treinar cálculos, etc, etc, etc.

Todas estas ações ampliarão a sua rede neuronal porque cada neurônio comunica-se com outros milhares de neurônios ao mesmo tempo.

Portando LER E APRENDER FAZEM BEM PARA O CÉREBRO ASSIM COMO FAZER ATIVIDADES FÍSICAS FAZEM BEM PARA O CORPO.

"O cérebro de cada ser humano é especial e corresponde a uma consciência individual única". Antigamente, considerava-se que o lar da consciência era o coração. Com a evolução da ciência, os estudiosos e neurocientistas acreditam que é no cérebro que está a "voz de nossa razão".



 

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