Cia. Cênica apresenta musical Auto da Anunciação e infantil A Cor Silva

ACorSilva_Claudia_Olher (7).jpg
 
Apresentações fazem parte do Projeto Território Cênico, que até domingo também promove 
em Rio Preto workshop de iluminação cênica e encontro sobre práticas culturais
 
A Cia. Cênica promove, a partir desta quinta (27/9) até o domingo (30/9), em Rio Preto, quatro atividades culturais gratuitas dentro da programação do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018, entre apresentações de espetáculos de seu repertório e ações formativas. A programação envolve a apresentação do musical Auto da Anunciação e do infantil A Cor Silva, além da realização de um workshop sobre iluminação cênica e de um encontro sobre práticas culturais.

A primeira atividade é o espetáculo de rua Auto da Anunciação, nesta quinta, às 20h, na Praça das Rosas, localizada na avenida das Hortênsias, ao lado do Colégio Criarte, no Jardim dos Seixas.

Em cena, a história do nascimento de Jesus é ressignificada, ganhando um viés atual. Uma comitiva de viajantes sertanejos chega cantando a vida e, em uma noite iluminada, uma estrela cadente os faz relembrar a história cristã. O espetáculo tem estrutura de musical e utiliza-se da linguagem melodramática para tratar de questões universais como a solidariedade e a fé. Canções que compõem a memória da cultura paulista, como Meu primeiro amor, Ave Maria do Sertão, Sertaneja, Cuitelinho e Flor do Cafezal, são executadas ao vivo.

A segunda atividade da programação é o Workshop de Iluminação Cênica, com Luís Fernando Lopes, bacharel em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Será na sede da Cia. Cênica (avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas), na sexta (28/9), das 19h30 às 22h30, e sábado (29/9), das 9h às 18h. A atividade é voltada a artistas da cena, técnicos e interessados em iluminação cênica. São 30 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/C3sfJdJZyLO4cBlw2. A seleção será por ordem de inscrição.

O workshop se baseará na monografia de conclusão de curso de Luís Fernando, intitulada A iluminação cênica como elemento da linguagem teatral a partir da pintura de Caravaggio. A atividade será dividia em contexto histórico, abordando a evolução da iluminação, do fogo aos equipamentos atuais; princípios técnicos - conhecimento do sistema de iluminação de um teatro, equipamentos e suas funções; criação de luz - desenho de iluminação para espetáculos teatrais, reflexão sobre a iluminação cênica como elemento da linguagem teatral, e um breve exercício da iluminação cênica a partir da pintura do pintor barroco Caravaggio.

No domingo, às 15h, em sua sede, a Cia. Cênica vai apresentar o espetáculo infantil A Cor Silva, inspirado na vida e obra do pintor primitivista José Antônio da Silva, militante da arte em Rio Preto, reconhecido mundialmente. Os lugares são limitados e os ingressos devem ser retirados no local a partir das 14h. Passeando por sua obra em fábula e canções, a montagem permite ao público conhecer um pouco da magia do universo de Silva, que retratou em suas telas as desigualdades sociais, o êxodo rural, o ser e estar artista em todos os tempos, bem como as transformações que o avanço da modernidade traz.

A última atividade da programação desta semana é o encontro Ciranda de Afeto, conduzido pela gestora cultural Cláudia Borges e por Fabiana Alves, que é produtora cultural, das 16h às 18h, na Praça das Rosas. Não é necessário fazer inscrição, e o foco são estudantes, artistas, arte-educadores, gestores, mobilizadores e produtores culturais. A atividade consiste em um bate-papo seguido de vivência que abordará, a partir de experiências compartilhadas, práticas culturais de base comunitária evidenciadas em discursos de pensamento como El Buen Vivir e o Cultura Viva.

O PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO venceu o Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. O projeto segue até outubro, promovendo uma série de atividades culturais gratuitas, envolvendo a classe artística local, a comunidade e convidados.
 
Serviço: 
Espetáculo Auto da Anunciação, da Cia. Cênica: quinta (27/9), 20h, na Praça das Rosas (avenida das Hortênsias, ao lado do Colégio Criarte, Jardim dos Seixas). Grátis. Livre.

Workshop de Iluminação Cênica, com Luís Fernando Lopes: sexta (28/9), 19h30 às 22h30, e sábado (29/9), 9h às 18h, na sede da Cia. Cênica (avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas). 30 vagas. Inscrições: https://goo.gl/forms/C3sfJdJZyLO4cBlw2. Grátis.

Espetáculo A Cor Silva, da Cia. Cênica: domingo (30/9), 15h, na sede da Cia. Cênica. Grátis. Livre. Retirada de ingressos no local a partir das 14h.

Encontro Ciranda de Afeto, com Cláudia Borges e Fabiana Alves: domingo (30/9), 16h, na Praça das Rosas. Grátis. Não é necessário fazer inscrição.
 

Comentários