Acessibilidade: MPF terá tradução de Libras nas Salas de Atendimento ao Cidadão em São Paulo

Intérpretes serão contatados por videochamada. Serviço terá início em outubro na capital paulista, Guarulhos e São Bernardo do Campo
O Ministério Público Federal em São Paulo vai disponibilizar o serviço de tradução e interpretação de Libras nas Salas de Atendimento ao Cidadão de todas as unidades do Estado. O recurso de acessibilidade comunicacional será oferecido por meio de videochamada, contatando intérpretes qualificados e certificados na Linguagem Brasileira de Sinais. O serviço terá início no dia 1º de outubro em três unidades-piloto – na capital, Guarulhos e São Bernardo do Campo – e até o fim do ano será estendido às demais Procuradorias da República de São Paulo.


A Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC) é o setor do MPF que recebe da sociedade denúncias e notícias de irregularidades, solicitações de informação e outras demandas direcionadas ao órgão. Ela existe em todas as unidades do MPF no país e também pode ser acessada pela internet, no site http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac.

O novo recurso de acessibilidade é fruto do Termo de Cooperação Técnica nº 01/18 firmado entre o MPF/SP e a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME), que prevê a cessão gratuita de uma licença de uso do aplicativo ICOM. A tecnologia será utilizada para contatar os intérpretes que farão a tradução e interpretação de Libras por videochamada. O objetivo é facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, viabilizando o atendimento pleno do cidadão com deficiência auditiva nas Salas de Atendimento ao Cidadão do MPF no Estado de São Paulo.

Como funciona? Ao receber uma pessoa com deficiência auditiva na Sala de Atendimento ao Cidadão, o servidor fará uma chamada para a central de tradução simultânea de forma a estabelecer uma comunicação por vídeo, com a participação de intérpretes qualificados e fluentes em Libras. "É como uma videoconferência. O ICOM realiza a triangulação da comunicação entre a pessoa com deficiência e o órgão, com a mediação remota de um intérprete", explica a servidora Silvane Maciel da Coordenadoria Jurídica do MPF/SP. Em seguida, o servidor da SAC poderá registrar a manifestação e encaminhá-la ao setor responsável pela distribuição.

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