O Sentido da Vila

 
Flávio Rodrigo Masson Carvalho PhD em Psicologia Clínica
equilibriumtc@hotmail.com


Começarei este apontando a diferença entre Ética e Moral. A Ética é uma só, perpétua, a mesma para todos nós. Já a Moral são várias, ou seja, são várias morais. Depende da sua criação, cultura, religião, você defende e prega um tipo de Moral.

Para resumir o que é Moral baste se perguntar: Como devo agir?

Para resumir o que é Ética basta se perguntar: Que vida quero viver? Quem eu quero ser?

E sobre a ética Profissional, que é o conjunto de valores, princípios e ideais que regem o desempenho de toda profissão, bem como de cada profissão, especificamente.

Porque a ética profissional é importante para nossas vidas? Porque passamos décadas trabalhando, alguns tem que trabalhar por toda a vida. E nunca ganharemos, trabalhando honestamente, o que merecemos. E no trabalho, nos estressamos, nos apaixonamos, fazemos amizades, fazemos inimigos, ou seja, o trabalho tem demasiada importância em nossas vidas.

São virtudes profissionais fundamentais: Responsabilidade: que é o SABER-FAZER, Lealdade: que é o SABER-SER, e Iniciativa, que é o SABER-AGIR.

Como ser Ético? Simples: "Fazer aos outros o que gostaria que fizessem para você".

Segundo Albert Einstein: "Somente a moralidade das nossas ações pode nos dar a beleza e a dignidade de viver."

Temos que ser um modelo Moral! Não se nasce Moral, torna-se Moral!

E para sermos exemplos de pessoas de bem, para fazermos a diferença, podemos fazer uso da Educação.

A educação é um instrumento de transformação!
Você pode fazer uma Proposta de Valor: O Que Você Vai Melhorar na Vida das Pessoas?

E se você quiser realizar essa proposta, terá que ser um exemplo, terá que ter Moral e ser Ético.

E você tem que aprofundar essa Proposta, desenvolvendo a mesma tendo plena consciência do que é e o que significa a Dignidade Humana!

Na realização de tal Proposta, você não deve jamais esquecer que Cada pessoa tem sua individualidade sua personalidade e seu modo próprio de ver e sentir as coisas, e é necessário que você entenda e respeite isso.

Devemos ser exemplo de cidadão, e levar Cidadania à todos, e sobre cidadania nos disse o saudoso Tancredo Neves: "A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade."

Pensando no Estado, na Família e na Sociedade, qual o papel de cada Um? Qual o seu papel? Quem define?

Qual o sentido da (tua) vida?

Dê um significado à sua vida! Seja honesto, ético, tenha moral, e busque com todas as forças fazer o bem, ajudar as pessoas, ajudar a nossa sociedade, que está vivendo uma crise Moral sem precedentes.

Muitas pessoas gastam muito tempo analisando o passado. O fracasso enfoca o passado, enquanto que o sucesso se concentra no futuro.

O futuro é agora! Comece agora a fazer o bem, a ajudar o próximo! Não perca mais tempo sofrendo pelo passado, e se angustiando pelo futuro que está por vir. Foque no presente. Aja agora! Mude sua vida! Pratique ostensivamente o bem, e assim vai ter um futuro prospero e feliz!

Seja uma autoridade Moral, torne-se uma Referência!

E jamais se esqueça: Você merece uma vida plena e com propósito!

Estabeleça um Sentido para sua Vida, e não contribua para a Degradação da Ética!

Vamos defende-la, vamos exigi-la!

Mas só podemos cobrar, se fizermos nossa parte.

Infelizmente o conceito de bem e mal, está se tornando uma questão de ponto de vista, moral e ética sendo esquecidas e cada vez mais as pessoas acham que o caminho é achar normal certas atitudes.

Não importa o quão rico e bem-sucedido você seja, você ainda sente que tudo nada faz sentido. Então, como você vai encontrar o significado da vida? Uma vez que você sabe seu propósito, perceberá que a sua vida está cheia de significado. Além disso, pensar sobre o significado de sua vida é extremamente importante. Primeiramente, sua vida tem um significado substancial e é seu trabalho garantir que você a esteja vivendo de acordo com ele.

O sentido da vida é ser feliz!

Ou pelo menos, lutar com todas as suas forças para ser feliz, sem ferir os outros, as vezes você vai conseguir, as vezes não. Mas não pode deixar de tentar.

Tem que ser feliz sendo ético, moral, sendo do bem!

Ter um propósito de vida significa descobrir aquilo que ama, aquilo que faz você ser diferente. Aquela paixão que pode transformar para melhor não só a sua vida, mas daqueles que estão ao seu redor. É descobrir sua missão na terra e, aos poucos, entrar em paz com ela e fazer o possível para cumprir esta missão da melhor forma possível.

Aceite todos os aspectos de sua identidade e faça o melhor com aquilo que você tem. Seu propósito de vida é a maneira como você transforma o mundo e deixa sua marca por onde passa. Singulares, cada ser humano tem seu propósito e sua missão. E isto deve ser celebrado, nossa diversidade é nosso maior privilégio. Use sua criatividade e descubra seu propósito de vida.

Ter um Propósito de vida, é essencial para os seres humanos.

Só tendo um Propósito de Vida, que sua vida terá Sentido!

"A vida é desprovida de sentido. Você dá sentido a ela. O sentido da vida é aquilo que você atribui a ela. Estar vivo é o sentido", Joseph Campbell.


Comentários