Medicina Preventiva lança programa PIMA-DIA

Participaram da reunião os médicos cooperados
 No dia 24 de julho, foi lançado oficialmente o Programa Individual de Monitoramento e Atenção a Portadores de Diabetes (PIMA DIA). Participaram da reunião médicos cooperados, que na sua especialidade atendem portadores de Diabetes.
Através desse monitoramento, todos os beneficiários portadores dessa condição serão cadastrados, e receberão atenção especial da equipe de Medicina Preventiva. Estima-se que em torno de 20% da população acima de 40 anos é portadora de Diabetes, e o impacto da doença e suas complicações (infarto, AVCs, doença renal, retinopatia, amputações, entre outras), podem ser minimizados através de programas como esse , que estimulam o auto- cuidado e adesão ao tratamento adequado. 
Origem do nome PIMA
Conheça a história que originou o nome do programa: Os índios Pima se agrupam em duas comunidades. Uma delas vivem no México, e tem hábitos saudáveis na alimentação, e atividade física. A outra comunidade, no Arizona, foi aculturada, com hábitos idênticos ao americano comum. Nestes, a prevalência de Diabetes é em torno de 40% e de obesidade 70%, comprovando a teoria de que os hábitos de vida são extremamente determinantes na geração de doenças.

Comentários