O turismo a serviço do progresso


Junior Aprillanti, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo

São Paulo é um Estado privilegiado. Nosso cenário propicia uma significativa movimentação de mais de 44 milhões de turistas durante todo ano, uma vez que a oferta paulista que envolve atrativos, infraestrutura, serviços e produtos turísticos, está sempre pronta para bem receber seus visitantes.

Os exemplos desta fartura passam pelo verão com mais de cinco milhões de veículos que se dirigem ao litoral, pelo Circuito das Águas Paulista que recebe sete milhões de turistas/ano, até o Circuito Religioso destino que, por três municípios - Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá – percorrem 15 milhões pessoas/ano movidas pela fé.

Sem contar que das cinco mil fazendas históricas existentes no Brasil, 800 estão erguidas em solo paulista, fomentando o turismo rural que oferece aos seus interessados diversificado lazer, entretenimento e muita história em propriedades dos séculos 18, 19 e 20. Bom relembrar que elas já foram palco da primeira pujança econômica do Estado de São Paulo, pela cultura do café, com a consequente preservação do patrimônio rural.

Referência no turismo de negócios e eventos destaque para a Capital, que recebe anualmente, para estes focos, 13 milhões de pessoas e mais de dois milhões que chegam para o lazer e entretenimento. Assim, os números do turismo no Estado paulista impressionam, uma vez que movimentam até 56 setores da economia e geram 10% de todo o PIB do Estado de São Paulo produzindo oportunidades de renda, especialmente no setor de serviços e três milhões de famílias paulistas que já vivem do turismo.

A explicação para tudo isto é simples: o governo paulista acredita no turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico e é o único estado da federação com políticas públicas voltadas à atividade turística. Temos o FUMTUR – Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, que dispõe de recursos da ordem de R$500 milhões destinados às estâncias turísticas e municípios de interesse turístico, com a finalidade de desenvolver programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

Além de 70 cidades que são estâncias turísticas, agora contamos com os MITs – Municípios de Interesse Turístico (Lei Complementar nº 1261/2015) que recebem recursos anuais do Governo do Estado, cerca de 600 mil reais/ano, destinados a investimentos de infraestrutura turística. A utilização destas verbas já vem potencializando a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas das regiões envolvidas, multiplicando os pontos de atração aos turistas.

Na prática, esta ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico (até o momento há 97 MITs). Todas as cidades, excetos as 70 estâncias já existentes, podem concorrer a esse grupo e para participar desse time, os municípios devem preencher alguns critérios como ter potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e de transporte, entre outros.

O turismo paulista está na vanguarda nacional: são 44 circuitos turísticos regionais, 19 segmentados e 51 Regiões Turísticas envolvendo 432 cidades do nosso Estado. As ofertas turísticas neste território paulista multifacetado de excelente infraestrutura, oferece todos os segmentos do turismo como sol e praia, cultural, gastronômico, histórico, de compras, negócios, eventos, de aventura e ecoturismo, além de muita hospitalidade.

Por tudo isso, estamos convictos que viajar por São Paulo -"Um Estado, Muitos Destinos" - é um grande negócio.

Comentários