Na abertura da 32ª Sipat da Santa Casa de Marília, médica explana sobre Estresse Crônico

Estresse Crônico

Carmem Verônica Alves José durante palestra no salão de reuniões do hospital 
A médica Carmem Verônica Alves José explanou sobre "Estresse Crônico" na abertura da 32ª Sipat  (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Santa Casa de Misericórdia de Marília, na manhã deste dia 25 de junho, no salão de reuniões do hospital.
"O estresse pode ser o começo de muitas doenças e é compreendido como o desequilíbrio físico e mental que altera a bioquímica do nosso corpo", explicou Carmem Verônica.
De acordo com a médica, o estresse agudo pode surgir a partir de um clima mais tenso no trabalho, após uma discussão, por causa de problemas no relacionamento, pós-trauma, pós-cirúrgico, desemprego, entre outras causas. "A pessoa fica com mais fome, o humor oscilante e tem mais ansiedade. O grande problema é que a pessoa pensa que isso vai passar e não procura ajuda. Isso faz com que aconteçam alterações no organismo. Muitas vezes estas pessoas ficam sem ânimo e mais agressivas".
O controle da alimentação é fundamental para evitar ou conter o estresse. "Quanto mais equilibrada a alimentação, mais rápido a pessoa vai sair desta situação de estresse. Mas o problema é que nestes momentos as pessoas procuram por carboidrato em excesso porque se sentem fracas e doce para diminuir a ansiedade. É fundamental buscar ajuda terapêutica".
Carmem Verônica disse que em sua fase crônica, o estresse pode ocasionar diarreias agudas, obesidade, enxaqueca, insônia, diabetes, depressão e ansiedade intermitente sem motivação. "Se não tratado da forma adequada, o estresse crônico pode provocar doenças autoimunes, depressão, Alzheimer, Parkinson e demências senis".
Além de psicoterapia, as pessoas com estresse crônico devem manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, pelo menos 30 minutos em três dias da semana. "As pessoas nunca devem se automedicar. Mesmo aqueles que não têm condições financeiras para as sessões com psicólogos podem procurar serviços públicos". 
Abertura
O 1º vice-provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues, participou da abertura da 32ª Sipat e enalteceu a iniciativa. "É uma semana muito produtiva em que os nossos funcionários participam de atividades para prevenir acidentes de trabalho. É o momento de valorizarmos o nosso maior patrimônio: os nossos colaboradores".
A presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), Elizabete Rosa da Silveira, agradeceu os parceiros da Sipat. "Sem a colaboração de todos não seria possível desenvolver todas as atividades. É um momento de integração e de ter acesso a assuntos importantes apontados pelos próprios funcionários".
Programação
Com temática de festa junina, a 32ª Sipat teve sua programação definida a partir das demandas levantadas junto aos colaboradores da instituição. 
Às 14h deste dia 25 de junho, a psicóloga Ana Gláucia Lima vai focar o tema "Entre Nós e Laços" em palestra no salão de reuniões.
No dia 26, palestra sobre "Obesidade e Diabetes" será proferida pelo médico endocrinologista Sérgio Antônio Nechar Júnior, às 7h45. Às 14h, aula de  "Samba no Pé" será a atração.
No dia 27, aula de zumba com a professora Luciane Félix acontece das 9h às 10h30 e às 14h30, "Pedágio de Conscientização de Acidentes com Motociclistas" será realizado antes e entre o jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia, pela Copa do Mundo da Rússia.
No dia 28, às 8h30, palestra sobre "Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids" terá o comando da médica infectologista coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Marília, Neila Raquel Capelli da Silva. E às 14h, a médica Carmem Verônica Alves José volta a proferir palestra sobre "Saúde Mental" para os colaboradores que não tiveram a oportunidade de acompanhar as explanações dela no dia de abertura do evento pela manhã.
No dia 29, às 15h, os responsáveis pelos setores do hospital sem registros de acidentes de trabalho, de janeiro a maio deste ano, vão receber certificados em reconhecimento à eficácia das ações desenvolvidas para evitar as ocorrências do gênero, sobretudo nas áreas assistenciais.
Outros destaques da 32ª Sipat são o "Varal das Emoções" com caixas disponíveis para depoimentos sobre sentimentos, o "Abraço Grátis" e o "Alô Sipat", que vai premiar os funcionários que atenderem as ligações internas com a referida saudação. 
As brincadeiras na barraca da pesca e da boca do palhaço entregam brindes com mensagens sobre segurança no trabalho aos colaboradores. 
Durante a semana, alimentos não perecíveis são arrecadados para a Associação dos Renais Crônicos "Amar".  
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários