Abra e Macetão pedem explicações sobre ausência de Jales no ranking de saneamento

Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, lançado neste mês de junho, o saneamento básico no Brasil continua preocupante. Das 1.894 cidades avaliadas, a grande maioria – 1.613 cidades (85% do total) – ainda está longe de atender toda a população. Daquele total avaliado no Ranking 2018, somente 80 cidades (cerca de 4%) atingiram pontuação para se classificarem na categoria mais alta: Rumo à Universalização. E apenas quatro cidades receberam nota máxima (500 pontos) por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico: Piracicaba, São Caetano do Sul, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no Estado de São Paulo. Municípios de pequeno e médio portes (até 100 mil habitantes) da região com melhor pontuação : Fernandópolis, Mirassol, Ouroeste, Santa Fé do Sul e Votuporanga.


Como Jales (foto) não aprece no ranking divulgado, os vereadores Tiago Abra (PP) e Luiz Henrique Viotto (Macetão) do PP, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 25 de junho, solicitaram ao prefeito Flávio Prandi (DEM) explicação qual Secretaria Municipal era a responsável por prestar informações para que Jales pudesse ser classificada no ranking nacional de saneamento.

A classificação é feita pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e os municípios que informaram no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) dados de 2016 a respeito de cinco indicadores: abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos, coleta de esgoto e destinação adequada de resíduos sólidos.

Os vereadores explicaram que, segundo notícia divulgada, a Prefeitura Municipal teria se esquecido de fornecer os dados necessários para a definição do ranking nacional de saneamento. "O não fornecimento desses dados pode prejudicar o município na conquista de verbas para o setor de saneamento", lembrou Abra.

Indignado, Abra ressaltou que cidades da região alcançaram posições de destaque no ranking: "Na matéria é citado que ficar fora desse ranking prejudica o município na obtenção de recursos. Isso é uma vergonha. Um ranking que tem quase duas mil cidades, Santa Fé do Sul está entre as 25 primeiras, Votuporanga e Fernandópolis receberam nota máxima E nós estamos fora do ranking. Imagina chegar com um ofício ao Ministério das Cidades e pedir recursos para saneamento básico e Jales estar fora do ranking?".

"A gente está vendo notícias que existe uma necessidade de quase triplicar o valor investido em saneamento básico. Aí tem uma notícia dessas de que Jales não está nem classificada. É uma área que é deficitária no Brasil inteiro. E recentemente conseguimos o título de município de interesse turístico. Estar fora do ranking é uma falha grave", disse Macetão.

Abra e Macetão questionaram quais medidas foram ou serão tomadas para que fatos como esse não ocorram mais na Prefeitura.

Comentários