CAA/PR participou ativamente do Dia da Cidadania com diversas ações

Espaço da Caixa dos Advogados foi um dos mais movimentados durante a ação que aconteceu no último sábado, 26 de maio

Espaço Saúde e Bem-estar da CAA/PR ofereceu exames à população (Zinho Gomes | CAA/PR)
Espaço Saúde e Bem-estar da CAA/PR ofereceu exames à população
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Projeto Biblioteca Solidária doou livros para estimular a leitura (Zinho Gomes | CAA/PR)
Projeto Biblioteca Solidária doou livros para estimular a leitura
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Diretoras da CAA/PR e OAB Paraná fazendo doação de livros (Zinho Gomes | CAA/PR)
Diretoras da CAA/PR e OAB Paraná fazendo doação de livros
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Diretoras da CAA/PR e OAB Paraná participando da ação da empregabilidade (Zinho Gomes | CAA/PR)
Diretoras da CAA/PR e OAB Paraná participando da ação da empregabilidade
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Presidente da OAB e diretoras da CAA/PR entregando livros a crianças (Zinho Gomes | CAA/PR)
Presidente da OAB e diretoras da CAA/PR entregando livros a crianças
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Espaço Kids da CAA/PR (Zinho Gomes | CAA/PR)
Espaço Kids da CAA/PR
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Espaço Kids da CAA/PR (Zinho Gomes | CAA/PR)
Espaço Kids da CAA/PR
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Apresentação do Coral da Caixa dos Advogados e OAB Paraná (Zinho Gomes | CAA/PR)
Apresentação do Coral da Caixa dos Advogados e OAB Paraná
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Diretoras da CAA/PR e OAB Paraná no Dia da Cidadania (Zinho Gomes | CAA/PR)
Diretoras da CAA/PR e OAB Paraná no Dia da Cidadania
(Zinho Gomes | CAA/PR)

Diretoras da OAB e diretoras e funcionárias da CAA/PR durante a ação (Zinho Gomes | CAA/PR)
Diretoras da OAB e diretoras e funcionárias da CAA/PR durante a ação
(Zinho Gomes | CAA/PR)
As ações desenvolvidas no espaço da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná durante o Dia da Cidadania, realizado no último sábado, 26 de maio, chamaram a atenção do público que esteve na Praça Rui Barbosa, região central de Curitiba. A CAA/PR promoveu diversas ações em prol da saúde, fez doação de livros e ofereceu atividades recreativas para as crianças, além das apresentações do Coral da Caixa dos Advogados e OAB Paraná.
Em vários momentos formaram-se filas de pessoas interessadas nos títulos da Biblioteca Solidária e para fazer exames oferecidos no estande Saúde e Bem-estar. O Espaço Kids, que ofereceu atividades recreativas, também foi muito bem frequentado pelas crianças. A vice-presidente da Caixa dos Advogados, Daniela Ballão Ernlund, e as diretoras Iolanda Gomes e Luciana Carneiro de Lara acompanharam as ações.
BIBLIOTECA SOLIDÁRIA: No estande da CAA/PR foi possível fazer a leitura e levar para casa livros, revistas e gibis colocados à disposição dos visitantes. As obras faziam parte do acervo de mais de 1.600 publicações doadas por advogados para o projeto Biblioteca Solidária, lançado oficialmente durante o evento. No Dia da Cidadania também foram arrecadadas 399 novas doações para incluir no acervo da biblioteca itinerante, que fará circular as publicações como forma de estimular a leitura.
A vice-presidente da CAA/PR, Daniela Ballão Ernlund, destacou que cada exemplar recebeu um adesivo para incentivar o repasse a outras pessoas ou crianças depois de terminada a leitura. “Queremos estimular a circulação dos livros, pois acreditamos que a leitura deve ser não somente incentivada como também compartilhada. Queremos que esse projeto prossiga depois do Dia da Cidadania, inclusive pelas Subseções”, afirmou a vice-presidente.
A Biblioteca Solidária é um projeto desenvolvido pela CAA/PR em parceria com a Comissão do Pacto Global da OAB Paraná, com o apoio das Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente e da Mulher Advogada. “Foi uma experiência ótima que mobilizou os advogados em torno de um objetivo importante e onde trabalhamos princípios do Pacto Global da ONU e da ODS (Ordenamento para o Desenvolvimento Sustentável)”, comentou Jaqueline Lobo da Rosa, presidente da Comissão do Pacto Global da Seccional. “É um programa contínuo, com uma parceria produtiva com a Caixa dos Advogados, onde procuramos fazer a diferença para um mundo melhor, com mais educação”, completou a presidente da Comissão.
EMPREGABILIDADE: A CAA/PR também foi parceira da ação de sustentabilidade em prol da empregabilidade idealizada pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, e que contou com apoio da Comissão de Estudos de Violência de Gênero (CEVIGE). A ação, lançada no Dia da Cidadania, tem como objetivo oferecer roupas formais a baixo custo, proporcionando vestimenta adequada para as pessoas que necessitam para a busca por emprego. O Bazar acontece no Edifício Maringá, até o dia 30 de maio. A renda obtida com a venda será destinada para mulheres vítimas de violência assistidas pela Casa da Mulher Brasileira.
SAÚDE E BEM-ESTAR: No espaço Saúde e Bem-estar duas enfermeiras realizaram exames de aferição de pressão arterial, glicemia e MC. Foram mais de 120 atendimentos para pessoas com idades entre 18 e 70 anos. Também foram disponibilizadas frutas e água para os presentes.
No espaço da CAA/PR, a Comissão de Direito a Saúde da OAB Paraná, presidida pela ex-diretora da Caixa dos Advogados Cláudia Barroso de Pinho Tavares Montanha Teixeira, esteve cadastrando doadores de medula óssea em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).
ESPAÇO KIDS: Para entreter as crianças enquanto os pais participavam do Dia da Cidadania, o Espaço Kids contou com atividade de pintura facial, recreação e brinquedos.
CORAL: A apresentação do Coral foi um momento de descontração da ação. Com seu repertório de música brasileira o grupo vocal cantou músicas conhecidas que foram acompanhadas pelo público presente.
Durante todo o sábado, mais de 200 advogados participaram de forma voluntária do Dia da Cidadania orientando as pessoas sobre seus direitos em diferentes áreas. Esta foi a segunda edição da ação promovida pela OAB Paraná com apoio da Caixa dos Advogados. A primeira foi realizada em maio de 2015, na Praça Santos Andrade.

Comentários