Sistema de produção semi-intensivo

Os produtores brasileiros começam a se interessar mais por novos sistemas de criação em ambientes que oferecem condições de os animais expressarem seus comportamentos naturais. Num sistema semi-intensivo, os animais podem passar parte do tempo livres, alimentando-se de grama e restos vegetais.

Com o objetivo de levar informações a associações de produtores familiares e outros interessados, o Instituto Biológico – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – realiza treinamentos no interior do Estado sobre avicultura semi-intensiva para produção de ovos.

Os sistemas semi-intensivos, extensivos, orgânicos ou agroecológicos têm como característica o desenvolvimento mais lento das aves e o acesso delas a piquetes externos que proporciona um ambiente natural menos estressante. Essas características tornam a atividade mais rentável por agregar mais qualidade e valor ao produto final. A avicultura semi-intensiva é mais viável aos agricultores familiares, que não precisam fazer grandes investimentos, podendo adaptar instalações, materiais e pastos existente na propriedade. Fonte: APTA – Assessoria de Imprensa – Fernanda Domiciano.

Comentários