Sesc Rio Preto promove Festival de Xadrez neste sábado e domingo


Neste sábado e domingo, das 10h às 18h, acontece o Festival de Xadrez do Sesc Rio Preto. No encontro, os participantes, de nível iniciante até o avançado, poderão experimentar diversas atividades, como brincadeiras, clínicas de iniciação ao xadrez, desafios e torneios.
O evento contará com a participação do grande mestre Luis Paulo Supi, de Catanduva, enxadrista profissional e professor de xadrez. Com apenas 21 anos, Supi obteve, em 2017, o título de Grande Mestre (GM) da Federação Internacional de Xadrez (Fide) e ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 2.550 pontos de rating, que é o valor numérico calculado para representar a força de um jogador de xadrez. O valor de cada jogador varia de acordo com sua performance em torneios e, quanto maior, mais forte ele é considerado. Em 2016, Supi venceu a Categoria Sub-20 no Campeonato Panamericano na Colômbia. Além disso, ele já conquistou seis títulos brasileiros, seis paulistas, foi co-campeão sul-americano e sagrou-se Campeão Panamericano Sub-16, no Peru, em 2012.
 "A intenção do Festival de Xadrez é ampliar e diversificar o atendimento aos diversos públicos da modalidade, uma vez que teremos atividades que atenderá desde o jogador iniciante até os mais desenvolvidos tecnicamente", afirma o técnico de programação Clóvis Aguiar. Segundo ele, tudo isso permite aos participantes o desenvolvimento de suas potencialidades, que vão do foco na atenção ao jogo até às mais complexas estratégias.
 A competição é válida pela 1ª Etapa Superliga de Xadrez 2018. A inscrição é gratuita e, para os torneios, todos os jogadores deverão estar cadastrados na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o que deve ser feito pelo site cbx.org.br. A arbitragem será da Equipe Superliga de Xadrez.

Comentários