O Sorriso no Combate a Depressão

Flávio Rodrigo Masson Carvalho
PhD em Psicologia Clínica - equilibriumtc@hotmail.com



Ninguém está livre de ficar triste, ficar de mau humor, ficar "down", ou seja, para baixo, "depre". Mas depressão é muito diferente!
Ficar neste estado, nessas condições, geralmente tem um motivo. O final de um relacionamento, uma briga familiar, uma decepção profissional. São muitos os motivos que nos leva a ficar aborrecido, triste, chateado, mas não deprimido.
Não há que se confundir depressão com esse estado temporário de animo!
A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, atingindo a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência.
A depressão pode aparecer em diversas idades desde adolescentes ate idoso, e por diversos motivos.
A depressão é uma doença que influencia as atitudes das pessoas perante as suas vidas e as dos que estão ao seu redor. A depressão altera os sentimentos e reduz a sensação de bem estar; muda a forma de pensar, as escolhas, o comportamento e as crenças das pessoas.
A depressão atinge milhões de pessoas a cada ano, não escolhendo sexo, raça, religião, condição economica, idade.
E falando em idade, é cada vez mais comum depressão em crianças e adolescentes.
A depressão necessita de tratamento médico. Quando não tratada pode durar meses e, em alguns casos, anos, sendo incalculáveis os prejuízos de tal descaso.
O deprimido precisa de ajuda. As vezes fazer uso de medicamentos, a terapia é uma certeza. O deprimido precisa de um suporte psicológico.
A depressão é causada por um desequilíbrio nas concentrações de algumas substâncias do cérebro.
Quais são os sinais e sintomas da depressão?
Tristeza ou irritação durante a maior parte do dia, geralmente ocorrendo todos os dias;
Dificuldade de concentração e para tomar decisões que envolvam mesmo as questões mais simples do cotidiano;
Atividades físicas e mentais desempenhadas em ritmo mais lento;
Sentimento de pesar e de fracasso;
Perda de interesse ou do prazer por atividades que até então pareciam ser extremamente
agradáveis, durante a maior parte do dia, quase todos os dias;
Mudanças súbitas no apetite ou no peso, sem explicação;
Pessimismo ao longo do dia;
Insônia ou necessidade de sono aumentada;
Agitação ou prostração (observado pelos outros);
Chorar sem motivo aparen;
te ou, exatamente o contrário, dificuldade para deixar o choro vir à tona;
Sensação constante de cansaço ou perda de energia;
Sentimentos freqüentes de inferioridade ou culpa (pena de si mesmo).
Dentre outros.
Uma pessoa não precisa estar com todos esses sintomas para ter depressão. Os sintomas irão variar de um indivíduo para outro. Por exemplo, ao comparar-se mulheres deprimidas e homens deprimidos, percebe-se que elas costumam apresentar mais sintomas de culpa, ganho de peso, ansiedade, problemas alimentares e necessidade de sono aumentado do que eles.
Se você apresenta estes sintomas, ou conhece alguém que esteja com estes. Busque ajuda!
Depressão em idosos
Como já explicado, a depressão poderá se desenvolver em qualquer idade, estudantes desta matéria dizem que a depressão pode atingir até 15% dos idosos, sendo 2% depressão extremamente grave. O aparecimento da depressão é desconhecida, pode por um conjunto de fatores, como: Social; Químico; Biológico.
Depressão em adolescentes
A adolescência pode ser uma das fases mais difíceis da vida de algumas pessoas, ainda mais quando se desenvolve a depressão.
A depressão entre adolescentes é extremamente difícil de ser diagnosticada, pois há uma grande variedade de humor nessa fase, podendo assim confundir muitas pessoas.
A indicação é que os adolescentes que apresente um grau a mais de variação de humor passe por especialistas, assim com a identificação.
Depressão pós parto
A gravidez pode ser um momento extremamente difícil para algumas mulheres, a depressão pós- parto acontece logo após o nascimento do bebe. Pode ser causado pelo alteração hormonal da fim da gravidez.
Hoje existem tratamentos que podem ser feitos logo após a identificação do quadro de depressão pós parto, sendo assim, o quão rápido a doença for identificado mais eficácia terá o tratamento.
Hoje com o avanço da medicina e da tecnologia permite que os tratamentos para essa doença se tornem cada vez mais eficazes, hoje existem aproximadamente mais de 30 remédios para tratar a depressão.
Com a internet e o aumento de informações, vem sendo cada vez mais desmitificado os mitos dos efeitos colaterais dos remédios feitos para esses tratamentos.
Sorria mais! Busque a felicidade através do sorriso.
Reclame menos, e sorria mais!
Aprenda a contar lentamente até dez antes de responder, e responda sorrindo, mas não com desdenho ou arrogância.
Sorria para a vida, para que a mesma sorria de volta.
Pratique o sorriso ostensivamente. No começo o sorriso será fingido, mas com a prática, e o tempo, o sorriso passará a ser sincero.
Sinta a alegria ao sorrir, coloque sentimentos e sinceridade em cada sorriso.
O sorriso sincero não te ajudará somente no combate a depressão, mas o sorriso sincero abre portas, melhorará sua vida em todos os aspectos.
Sorrindo mais você será mais amado, mais respeitado, e afastará toda as más influências e energias ruins.
Experimente!
O sorriso sincero pode fazer milagres!
"A gente sorri pra não chorar. Sorri pra não estragar o dia do outro. Sorri pra vencer a tristeza. A gente sorri, pois de sorriso em sorriso a felicidade pode voltar." (Mallu Moraes)
 
 

Comentários