Maratona de desenvolvimento de jogos acontece em quatro cidades brasileiras

Jovens de São Carlos, Bauru, Ourinhos e Curitiba serão desafiados a criar um jogo em apenas 48 horas
Quer colocar a sua criatividade à prova e descobrir como é feito um jogo? Que tal conhecer outros programadores, designers, artistas, sonoplastas, músicos e entusiastas da área em 48 horas de desenvolvimento? Então, não perca a primeira edição da Café Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos que acontecerá, entre os dias 4 e 6 de maio, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e em mais três cidades brasileiras: Bauru, Ourinhos e Curitiba.

O evento é voltado tanto para profissionais e entusiastas que já atuam na área, quanto para quem nunca desenvolveu um jogo antes. O objetivo é disseminar a criação de jogos no país e incentivar o crescimento e fortalecimento da comunidade nacional de desenvolvedores. 

Iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), sediado no ICMC, a Café Game Jam tem algumas premissas comuns para todas as cidades que realizarão a iniciativa: os participantes devem seguir o tema apresentado na abertura do evento; é preciso produzir um jogo sozinho ou em grupo, que pode ser eletrônico ou analógico (como jogos de tabuleiro ou cartas) até o fim das 48 horas de maratona, no fim da tarde do dia 6 de maio (domingo). Recomenda-se que os participantes levem seus próprios equipamentos para participarem da iniciativa, como notebooks ou mesas digitalizadoras. Para participar, basta fazer a inscrição prévia gratuita por meio deste link: icmc.usp.br/e/159b9.

Em São Carlos, os trabalhos do evento começarão às 18 horas de sexta-feira, 4 de maio, no auditório professor Fernão Stella de Rodrigues Germano (bloco 6 do ICMC). No ICMC, o evento será realizado pelo FoG em parceria com o Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) e o ONOVOLAB. O grupo LTIA, da UNESP Bauru, o Centro Acadêmico de Jogos e Entretenimento Digital (CAJEDI), da PUC Curitiba, e a Fatec de Ourinhos são os responsáveis pela realização do evento nas demais sedes.

"Participar de uma Game Jam é uma experiência quase obrigatória para todos que desejam desenvolver jogos", conta Leonardo Pereira, membro do FoG, organizador geral do evento e pós-graduando no ICMC. "Você trabalha com pessoas de diferentes áreas para criar, em tão pouco tempo, algo especial. É um fim de semana cansativo, regado a café, mas recompensador e enriquecedor", finaliza. 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC
Com a contribuição de Gabriel Toschi, membro de Relações Públicas do FoG
 
Foto 1 - JPEG:   Iniciativa é do grupo Fellowship of the Game, que é ligado ao ICMC, unidade da USP em São Carlos (crédito: Denise Casatti)
Foto 2 - JPEG:  crédito da imagem: divulgação)


Foto 1.JPG
Foto 2.png

Comentários