Jovens apresentam soluções para o trânsito

Entre 6 e 9 de maio, na cidade de Leme, interior de São Paulo, 75 jovens dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais estarão reunidos para aprimorar projetos de intervenção em suas comunidades em prol da segurança no trânsito.
Eles foram selecionados para participar da 3ª edição do Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito, que investe na formação de jovens embaixadores para a segurança no trânsito. Entre os projetos, estão soluções relacionadas a sinalização, mobilidade, cidadania, comportamento seguro e políticas públicas.
Durante os quatro dias de encontro, eles trocarão experiências (entre seus próprios pares) e receberão conteúdos, inclusive por meio do diálogo direto com especialistas, para aprimorar os projetos e ao final do Fórum apresentá-los às autoridades, agentes, membros de instituições envolvidas com o tema, entre outros convidados.
O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é um dos resultados do Projeto Escola Arteris, que há 17 anos atua em cerca de 600 escolas da rede pública e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), de 150 municípios vizinhos as rodovias administradas pelo Grupo Arteris, beneficiando, assim, mais de 300 mil estudantes ao introduzir no cotidiano escolar a educação para o trânsito e conceitos de cidadania.
O Grupo Arteris investe progressivamente neste tipo de encontro porque acredita que o jovem é um agente de mudança diretamente impactado pela dinâmica no contexto viário e um ator fundamental para promover um trânsito mais seguro.
Mais informações
A insegurança no trânsito está entre as principais causas de morte violenta no mundo. No Brasil, conforme dos dados do Ministério da Saúde os jovens seguem sendo as principais vítimas fatais no trânsito no país. A faixa etária com o maior número de óbitos é entre 20 e 29 anos. Em 2015, mais de 9 mil jovens perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito.
E eles sabem isso. Pesquisa realizada em 2017, pelo próprio Grupo Arteris, com jovens de todo o país, revelou que apenas 2,3% deles consideram o trânsito seguro. O mais alarmante é que, apesar disso, apenas 28,8% recebem conteúdo sobre educação para o trânsito nas escolas.
SUGESTÃO DE PORTA-VOZ
Alessandra Vasconcelos. É diretora de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da Arteris. Administradora de empresas e pós-graduada em Marketing, com especialização em Administração de Negócios e MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Com mais de 20 anos de experiência e há quatro anos no Grupo, Alessandra é a responsável pela estratégia de comunicação, responsabilidade social e sustentabilidade no negócio, priorizando ações de conscientização e educação para o trânsito.
Maria José Finardi. É coordenadora de Sustentabilidade da Arteris. Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Metodologia de Ensino e com qualificação em áreas como formação e orientação de projetos interdisciplinares, além de especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial. Com mais de 30 anos de experiência na área, há 17 coordena projetos sociais na Arteris, entre eles o Projeto Escola Arteris, programa de capacitação de professores e conscientização de alunos da rede pública de ensino, que vivem nas cidades lindeiras às rodovias sob concessão do Grupo, para a educação e humanização no trânsito.

Comentários