Estagiários da Prefeitura de Jales e Jovens Aprendizes promovem doação para o Lar dos Velhinhos

 
Em comemoração ao dia do Jovem Aprendiz ou dia do Jovem Trabalhador, celebrado no dia 24 de abril em todo o Brasil, os jovens e adolescentes vinculados ao CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em conjunto com os estagiários da Prefeitura de Jales, promoveram uma campanha de arrecadação de donativos que foram entregues, nesta quarta-feira, 25 abril, ao Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo.

O principal objetivo do Jovem Aprendiz é buscar a primeira inserção ao mercado do trabalho, com atividades voltadas ao desenvolvimento e a qualificação profissional, de acordo com a sua idade e o determinado por lei, possibilitando a conquista do primeiro emprego, prezando pela qualidade dos estudos que devem estar alinhados com a rotina do programa.

Para esta ação comemorativa foi proposto que os Jovens Aprendizes e os estagiários realizassem a arrecadação de diversos produtos, incluindo itens de alimentação, vestuário, higienização pessoal e produtos de limpeza. A grande quantidade de doações surpreendeu os representantes do CIEE que acompanharam a entrega.

Com a ação do programa os jovens aprendem conteúdos que vão além da capacitação, afirmou a supervisora do CIEE em São José do Rio Preto, Daniela Sandrini, que destacou ainda: " a relação que esses jovens estão tendo com a questão da cidadania, a questão da ética, a questão de realmente poder assistir, poder acompanhar todas as frentes da sociedade, é tão importante que eles se reuniram e promoveram uma ação muito específica de recolher alimentos e produtos de higiene. Isso faz parte desse mundo do trabalho, não é somente o trabalho propriamente dito e a teoria da capacitação, mas a questão de se doar também pelo outro".

O município de Jales faz parte do programa desde 2016, está com sua segunda turma composta por 40 Jovens Aprendizes que atuam em diversas empresas da cidade, passando por seis encontros de capacitação mensais, realizados no prédio da FATEC Professor José Camargo.

Além do primeiro emprego, o programa Jovem Aprendiz tem possibilitado uma transformação social. "O empresariado precisa saber que o CIEE está dentro do município, vem mobilizando cada vez mais novas frentes de negócio para que a gente possa capacitar e treinar essa nova geração, que é o futuro do amanhã. Estes quarenta jovens já estão sendo transformados assim como os quarenta anteriores, mas temos alguns casos específicos que estão relacionados diretamente à questão social, a questão humana, nós temos jovens, muitos deles que são assistidos por entidades, como CMDCA, pelo CRAS, estão em condições de vulnerabilidade, que estão em Casa Abrigo e que hoje fazem parte do programa e se desenvolvem e são incluídos naturalmente na sociedade como um todo", enfatizou Daniela Sandrini.

O presidente do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, Sebastião Alves de Oliveira, acompanhou a entrega e agradeceu a iniciativa, quando reafirmou que o Lar é mantido principalmente com a colaboração da população.

Estiveram presentes, acompanhado a entrega, a responsável pela turma de capacitação de Jovens Aprendizes em Jales, Ana Paula Tavares e a Consultora do CIEE, Francine Rodrigues Bottaro. Após a entrega, os jovens participaram de uma apresentação feita por funcionários do Lar dos Velhinhos e um momento de interação com os idosos. Representaram a Prefeitura, os estagiários da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Vitor Inácio e Paulo Locatel.

Comentários