Energia eólica no Uruguai

Agora o Uruguai é o primeiro país na América Latina e o quarto no mundo na geração de energia elétrica eólica. Pela primeira, vez o vento venceu a água. Durante o mês de março deste ano, a energia eólica tornou-se a primeira fonte de geração de eletricidade no Uruguai, deslocando a energia hidráulica para o segundo lugar. A energia eólica atingiu 40,96% da energia total gerada no país, deixando a energia hidráulica em 38,77%. Por conta de outras fontes energéticas ficaram 20,27%.

Com mais parques eólicos instalados no ano passado, visando se aproximar das metas estabelecidas para 2020, o Uruguai possui hoje 43 centrais de geração, capazes de abastecer mais de 35% da população. Com isso, vai resistir aos perigos crescentes de seca (devidas às mudanças climáticas) e reduzir custos de geração de energia.

O país já é abastecido – em mais de 95% – por energias renováveis, tais como: hidroelétrica, solar, biomassa e eólica. Para alcançá-lo, foram investidos 2.700 bilhões de dólares na mudança da matriz energética. (Fonte: Agência Arabella – Fernanda Bertin – Head de RP.).

Comentários