Centésima cirurgia robótica

A cirurgia robótica, usada nos Estados Unidos desde 1998, existe no Brasil. Neste mês de abril, o Hospital Felício Rocho – importante hospital mantido por uma fundação filantrópica em Belo Horizonte, Minas Gerais – comemorou a realização de sua 100ª cirurgia robótica.

Desde dezembro de 2017, o hospital vem aplicando a cirurgia robótica – usando o robô denominado Da Vinci – em cirurgia geral, cardíaca, ginecológica, urológica, oncológica e torácica. Bastante indicado no tratamento de câncer, o robô cirurgião permite melhor visão do local tratado em imagem ampliada, em alta definição e em três dimensões. Guiado pelo médico, o robô realiza um trabalho minucioso nos tecidos, reduzindo a ocorrência de hemorragias e potencializando a recuperação do paciente.

Menos invasiva e mais concisa, a cirurgia reduz o tempo de hospitalização, o incômodo da dor, o uso de medicamentos, o risco de possíveis complicações e o tempo de retorno do paciente às atividades cotidianas.

Outra vantagem importante é que o médico cirurgião pode receber acompanhamento, orientação e ajuda de outros profissionais a longa distância.

A cirurgia robótica é um caminho sem volta. No Brasil, já existem 31 unidades do robô, em dez Estados brasileiros, realizando cerca de 8 mil procedimentos por ano.

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing – Luana Moreira.

Comentários