Cati é presença confirmada no estande da Secretaria de Agricultura na 25ª Agrishow

Esclarecer dúvidas, apresentar ações e serviços e expor as novidades da assistência técnica e extensão rural em São Paulo, é como a equipe da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, atuará na 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, que será realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).
Extensionistas da Cati mostrarão as ações realizadas pela instituição e oferecerão informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Microbacias II, Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (Ppais) e outros programas de governo.
São várias as ações apresentadas na Feira. Confira a seguir!
Produtos com valor agregado com apoio do Microbacias II
Os visitantes poderão conhecer a agregação de valor obtida com o beneficiamento e processamento de frutas, verduras e legumes. Serão apresentados diversos tipos de doces e compotas, vinhos e sucos, produtos agroecológicos, orgânicos, mel - todos produzidos por organizações rurais que contam com o apoio do Microbacias II –Acesso ao Mercado.
Novidade!  Meliponicultura!
Estarão expostas, pela primeira vez no espaço da Cati na Agrishow, cinco caixas didáticas de abelhas sem ferrão. O objetivo é demonstrar para os visitantes uma atividade pouco conhecida e explorada, que tem grande potencial econômico e sustentável. As abelhas nativas sem ferrão são um valioso e significativo patrimônio da biodiversidade, haja vista seu importante papel na polinização tanto da flora nativa quanto de inúmeras culturas agrícolas, nos mais variados biomas brasileiros.
A Cati, como instituição oficial de Extensão Rural no Estado de São Paulo, ciente da responsabilidade de educar para uma agricultura cada vez mais produtiva e ao mesmo tempo conservacionista, respeitando-se em primeiro lugar, os princípios da sustentabilidade, está iniciando um trabalho junto com a Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa) para divulgação, trabalhos técnicos e didáticos para os produtores do Estado de São Paulo.
Maquete-viva
Como em todos os anos, será apresentada a maquete-viva de uma microbacia e, por meio dela, demonstradas algumas tecnologias e ações como o Programa Mais Leite, Mais Renda, o Integra SP, a Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge), o Plantio Direto na Palha (PDP), sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), produção de madeira sustentável (eucalipto), heveicultura, aquicultura, olericultura e fruticultura, enfim, tudo o que é esperado de uma propriedade sustentável. No caso do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, estão demonstradas na maquete as associações e cooperativas de produtores, a interligação campo-cidade e as agroindústrias de algumas cadeias produtivas.
A maquete de 15 x 15 metros foi confeccionada pelos técnicos de apoio da CATI Luiz do Carmo, da Regional de Jaboticabal, e Carlos Apolinário, da Regional de Ribeirão Preto, que prepararam a terra e fizeram os plantios cerca de dois meses antes da abertura da Feira. Além do preparo de solo, foi realizado um sistema de conservação do solo e da água, conforme manual técnico, levando em consideração tipo de solo, cultura e declividade, sendo alocados terraços com espaçamento vertical e horizontal respeitando a técnica, assim como o tipo de terraço. Os plantios são realizados em nível também respeitando a tecnologia recomendada pela CATI, oficial para o Estado de São Paulo.
Por Roberta Lage

Comentários