IB/Unesp Botucatu forma 1ª doutora em biometria

Programa de Pós-Graduação é pioneiro no País e busca formar especialistas na solução de problemas, através de metodologias matemáticas e estatísticas, em diversas áreas da ciência
 
O Instituto de Biociências da Unesp, câmpus Botucatu, acaba de formar o primeiro profissional doutor pelo programa de Pós-Graduação em Biometria. Trata-se de Magali Teresópolis Reis Amaral (ao centro na foto), de 40 anos, e que atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA).

A tese de doutorado de Magali, do ponto de vista biológico, buscou captar o problema da insuficiência cardíaca em ratos através de um estudo comparativo entre quatro modelos de crescimentos inovador. Neste contexto, foi levado em consideração toda a estrutura longitudinal imposta pelas diferentes manobras de cálcio realizada no experimento. Com destaque, ainda, à melhora na resposta do indivíduo quanto a patologia estudada e a utilização de duas diferentes dietas.

“Este novo modelo estatístico leva em consideração a alta correlação entre as administrações das doses sequenciais de cálcio que aparecem na amostra. O grande diferencial do método é que, ao analisar o conjunto de dados, foi possível promover um indicativo inovador em relação aos demais estudos de remodelação cardíaca em ratos, pois propomos uma distribuição para os erros pouco utilizada que explicou de forma eficiente a situação biológica inerente aos dados”, explica a doutoranda.

Esta é a primeira defesa de um total de 13 alunos ingressantes no doutorado de Biometria do IB/Unesp Botucatu, pioneira nacionalmente nesta disciplina, que está dividida nas áreas de Modelagem Matemática e Bioestatística. “Ao término das defesas dos ingressantes desta primeira turma, vários estados do Brasil terão em suas universidades os primeiros doutores na referida área da CAPES, sendo todos oriundos do programa de Biometria”, destaca o Prof. Dr Carlos Roberto Padovani, orientador de Magali e docente do PG de Biometria.

“A pesquisa é minha vida. Concluir o meu doutorado em 2 anos e 10 meses, sob a orientação do Prof. Dr Carlos Roberto Padovani, foi bastante edificante para mim, assim como ser a primeira doutora da Biometria. Já estou trabalhando em outra pesquisa relacionada a saúde e espero com a nova formação continuar pondo em prática tudo que aprendi nesse período”, conclui Magali.

Pós em Biometria

A Pós-Graduação em Biometria do IB centra-se na aplicação e difusão de metodologias matemáticas, estatísticas e computacionais aplicadas ao entendimento, solução de problemas e apoio à decisão nas áreas biológicas, agrárias, veterinárias e da saúde. Este programa iniciou atividades de mestrado no ano de 2008 e doutorado, em 2015.

A avaliação mais recente, referente ao quadriênio 2013-2016, feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, coloca tal programa de pós-graduação com conceito “4”.

Para obter mais informações sobre o programa de Pós-Graduação em Biometria, acesse o portal eletrônico do IB/Unesp e clique na seção “Pós-Graduação”.

 

Comentários