Saldo positivo nas vendas é destaque na promoção de fim de ano da ACIJ

Vendas do Natal sobem 5,6% e registram melhor desempenho dos últimos sete anos, revela Serasa Experian



Com o sorteio de cinco vale-compras, sendo quatro no valor de R$ 5 mil e um de R$ 10 mil, no próximo dia 6 de janeiro, sábado, às 10 horas, na Praça João Mariano de Freitas, dentro da promoção "Natal de Bolso Cheio", a Associação Comercial e Industrial de Jales encerra a mobilização do comércio para o período natalino com um saldo bastante positivo, se for levada em conta a expectativa negativa que vinha se arrastando ao longo de 2017.
A avaliação otimista, como afirmou o presidente da ACIJ, Carlos Roberto Altimari foi confirmada na segunda quinzena de dezembro e se prolongou para os dias depois do Natal, quando os consumidores aproveitaram muitos descontos que já começaram a ser oferecidos pelos lojistas.
Também deve ter contribuído para esse aumento das vendas nesse período pós-natalino, segundo Carlinhos, o fato de muitas pessoas que estão passando as festas de fim de ano em Jales e na região esperar para fazer suas compras nessa época, em função da crise.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2017, reverteu três anos consecutivos de queda e cravou o melhor desempenho desde 2011. Durante a semana da data comemorativa, de 18 a 24 de dezembro, as vendas subiram 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Natal (22 a 24 de dezembro), houve aumento de 0,8% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2016).
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a recuperação da renda real dos consumidores, proporcionada pelo recuo sistemático da inflação e da queda gradual do desemprego, a melhora dos níveis de confiança e a retomada da expansão do crédito com a queda dos juros, estimularam as vendas do Natal de 2017.
O presidente Carlinhos Altimari destacou ainda que outros fatores importantes também contribuíram para o aquecimento do comércio, como a decoração das avenidas e praças, com muito bom gosto, confeccionada pelo Fundo Social de Solidariedade que agradou a população e as apresentações artísticas realizadas nos dias que antecederam o Natal, organizada pela Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, a cargo das rádios locais.
A partir de agora é aguardar que esse aumento das vendas, mesmo que ainda pequeno, se estenda por todo o início do ano, quando acontecem tradicionalmente as promoções realizadas pelos comerciantes para renovação de estoques ou fechamento de seus balanços anuais, como afirmou Carlinhos.
 


Comentários