O que é o Amor?

Larriane Lopes coach holística, discute o que é o amor e como devemos lidar com ele nos dias de hoje

Muitas vezes a palavra amor pode nos parecer abstrata demais. No entanto, de acordo com o dicionário, amor nada mais é do que afeição profunda, a ponto de estabelecer vínculo afetivo intenso, carinho, cuidado, zelo, entre outros. Na prática, isso é um pouco diferente, uma vez que essas definições pouco falam sobre o que é de fato o amor. Além disso, as questões culturais e sociais alteram na maneira que compreendemos o amor.

É isto que exatamente o que explica Larriane Lopes, profissional de coaching holística: "as pessoas estão sempre em busca de uma definição única, por exemplo, do que é certo e errado. As respostas estão relacionadas com a história de cada um, a educação que tiveram na infância, a cultura e a sociedade em que está inserido. Logo não existe uma definição padrão do que é o amor romântico. Essas definições variam conforme a percepção que cada pessoa tem do ambiente em que está inserido. Por exemplo, um muçulmano tem uma concepção de amor diferente de um católico".

Quando questionada sobre a relação entre amar e se apaixonar, Larriane respondeu: "O amor é uma qualidade de cada Ser conforme a manifestação da sua essência (de quem ele é). Ele desperta quando a entidade humana é capaz de avançar no processo de purificação da natureza interior. É um estado permanente da alma, uma presença constante. Já a paixão pode iniciar do processo de união entre duas pessoas, porém, raramente permanece em um relacionamento longo, pois ela tem como objeto uma fantasia, uma idealização do outro ou de algo".

Ainda de acordo com ela é preciso ter "pé no chão", porque muitas vezes estamos agindo de forma automática, guiados por uma programação coletiva (estimulada pela família, religião, sociedade e economia, por exemplo), que possibilita muitos casais a se casarem e terem filhos sem saber exatamente o que estão buscando. O amor tem que ser despertado, pois, em algum momento, foi esquecido/adormecido dentro de nós. "Sofremos quando temos o coração partido por criar muitas expectativas e pela falta de aceitação e desapego. O relacionamento muitas vezes tem começo, meio e fim. E saber terminar com respeito e dignidade é importante para compreender que as pessoas mudam e podem se interessar por outra pessoa", comenta Larriane Lopes sobre fim de relacionamentos.

Comentários