Desanimado, vereador Bismark se diz decepcionado com a política

 
O quinto vereador mais votado nas eleições de 2016 em Jales, Bismark Jun Iti Kuwakino, do PSDB, se diz decepcionado com o exercício da função de vereador e por consequência com a política. Eleito com 777 votos ou 3.28% do contingente eleitoral do Município, Bismark concorreu com mais 94 candidatos. Está em seu primeiro mandato.

Bastou menos de um ano no parlamento municipal para se defrontar com a dura realidade econômica que o município atravessa, cenário bem diferente do desenhado em período eleitoral. Geralmente o candidato a vereador participa de um pleito eleitoral em busca de uma das 10 cadeiras no Legislativo Municipal acreditando que fará um mandato popular em prol das comunidades mais carentes.

Mas no decorrer do mandato, o vereador sente que o eleitor depositou em suas mãos, através do voto, a confiança de que fará a diferença na vida dele, e acaba percebendo que há muitas demandas em diversos setores, seja na saúde, educação, estradas e até mesmo, situações mais complexas como: recape, especialidades médicas, entre outros, de dificil solução. Então, o vereador descobre que não tem nenhuma autonomia para reivindicar, como os deputados, que podem apresentar emendas ao orçamento que venha satisfazer os anseios de seus eleitores.

Para o vereador Bismark, "é mais fácil fazer um trabalho voluntário no sentido de ajudar a uma entidade ou até mesmo uma família carente do município" do que tentar através do mandato parlamentar, acrescentando que "sendo político existe toda uma burocracia e que as conquistas depende da boa vontade dos governantes, especialmente na liberação de recursos", deixando claro que mesmo tendo uma representante de seu partido na Assembleia Legislativa que "se diz jalesense", bem como ele ser do mesmo partido do Governo do Estado, as conquistas são difíceis, fatos estes muitas vezes não compreendidos pelo cidadão eleitor

Sobre o lado financeiro, o vereador Bismark disse que o seu cargo traz mais prejuízos do que benefício, "mas que independente da minha indignação, acredito que a cidade avançou neste ano".

Apesar de se sentir desanimado politicamente, o vereador Bismark não deixou transparecer que pretende deixar o cargo ou mesmo se licenciar. A entrevista foi concedida ao Jornal do Povo da Radio Assunção de Jales, nesta quarta-feira, 27 de dezembro.

Comentários