Volta a chover na região Noroeste Paulista

 Ontem e hoje os maiores volumes de chuva foram registrados próximo ao Rio Grande, na parte Norte da região, com Paranapuã recebendo ontem 54 mm e hoje foi a vez de Populina registrar 52 mm de chuva conforme os dados obtidos na Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.




As figuras acima obtidas no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira - que são atualizadas a cada a cinco minutos - ilustram o volume de chuva registrado na região Noroeste Paulista.  No total de novembro, Paranapuã seguido de Populina com as chuvas desta madrugada e desta manhã lideram em termos de volume total de chuvas, com 201 e 189 mm, respectivamente. Pereira Barreto com duas estações agrometeorológicas automáticas, Bonança (às margens do rio Tietê) e Santa Adélia na parte Noroeste do município e Itapura (no encontro dos rios Tietê e Paraná, onde concentram as maiores áreas contínuas irrigadas da região foram onde menos chuva se registro, respectivamente, 114 mm, 93 mm e 85 mm.

Na média, a região Noroeste Paulista recebeu um volume de chuvas de 136 mm, semelhante ao histórico esperado de 139 mm e 68% acima do registrado na região em 2016, que em novembro registrou apenas 81 mm.

Chuvas intensas e ventos fortes
No horário de verão, próximo da meia da meia noite de ontem Paranapuã registrou forte chuva totalizando 48 mm em pouco mais de uma hora, com intensidade máxima da chuva às 23:20 horas chegando à 109 mm/h. Já o vento máximo de Noroeste foi registrado às 18:27 horas de ontem, atingindo 31 km/hora. Hoje Paranapuã registrou 33 mm.

Próximo à margem esquerda do rio Grande, Populina registrou hoje 52 mm e vento máximo ontem às 22:33 horas, de Norte, atingindo 23,7 km/h. Ontem foram 22 mm de chuva concentradas também próximo à meia noite, chegando à uma intensidade máxima de 46 mm/hora às 23 horas. Já nesta quarta-feira, intensidades de chuva maiores foram registradas entre uma da manhã e 01:20 horas, com pico à 01:05 horas, chegando à 61 mm/h.

Já na barranca do rio Tietê, em Pereira Barreto, Estação Bonança, ventos de Noroeste chegaram à 27,8 k/h às 23:54 h (horário de verão) e hoje às 01:12 horas chegou à 22,1 km/h, de Sudoeste.

Comentários