UFSCar sedia Fórum sobre Pedagogia do Futebol no dia 1º de dezembro

Evento é gratuito e abordará diferentes aspectos sociais do esporte


Na próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o IV Fórum de Pedagogia do Futebol. O evento é gratuito e oferecerá três mesas-redondas com temas relacionados aos diferentes aspectos sociais do esporte.
O Fórum é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut), coordenado pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar, e que tem a participação de alunos do curso de Educação Física da Universidade. O grupo foi criado em 2013 e tem como objeto de estudo e investigação o futebol em suas interfaces com as Ciências Humanas.
O Fórum tem início às 19 horas, com a mesa "Meninas impedidas: o preconceito arbitrando no futebol", conduzida por Lauro e Laura Pigatin, pai e filha que lutam pelo fim do preconceito contra a presença das mulheres na prática do futebol. Em, seguida, às 20 horas, o tema será "A importância do certificado de Clube Formador em um clube de futebol", apresentado por Roberto Braga, Coordenador geral da categoria de base da Associação Ferroviária de Esportes (AFE) de Araraquara (SP). Na terceira mesa-redonda, o assunto será "Família joga bola: produção de jovens futebolistas", com Enrico Spaggiari, professor do Centro Universitário Estácio de São Paulo, onde atua em Antropologia do Esporte e pesquisas relacionadas a esporte, juventude, futebol, periferias, cidade e lazer.
O evento será realizado no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos, das 19 às 23 horas. A atividade é aberta a todos os interessados e não é preciso fazer inscrição. Os participantes receberão certificado.

Comentários