Residência em Anestesiologia da Santa Casa de Marília tem tradição de 40 anos

Mais de 100 profissionais já concluíram o referido curso no hospital
A Residência Médica em Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia de Marília tem tradição de mais de 40 anos. O curso tem o credenciamento do CNRM/MEC (Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação) e da SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia).
Mais de 100 profissionais concluíram a Residência Médica em Anestesiologia na Santa Casa de Marília. "Temos médicos atuando em hospitais por todo o Brasil. Alguns deles ainda mantemos contato. É muito bom saber que os ensinamentos daqui puderam ajudá-los em suas carreiras", comentou o coordenador do curso ligado à Coreme (Comissão de Residência Médica) da instituição, o médico anestesiologista Luiz Antônio de Moraes.
O bom desempenho nas provas para a concessão de título de especialista pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia foi destacado pela residência médica da referida especialidade. "É um teste importante que mensura os conhecimentos do profissional que passou pelo curso conosco. Ficamos satisfeitos com o desempenho dos nos nossos egressos, o que comprova a qualidade da nossa residência médica".
Com equipamentos que acompanham o desenvolvimento tecnológico, a Santa Casa oferece estrutura adequada para a prática profissional que os médicos residentes têm acesso. "Nos últimos cinco anos o hospital tem investido bastante e podemos dizer, com certeza, que não devemos nada aos hospitais de grande porte no que diz respeito à parte estrutural".
Com duração de três anos, a Residência Médica em Anestesiologia também possui convênio com a Maternidade Gota de Leite, Hospital Beneficente Unimar e Centrinho da USP de Bauru. "Isso faz com que seja ampliada a nossa abrangência como unidade formadora. Por esta razão, a especialidade médica geral acaba sendo mais abrangente".
Seleção
As inscrições para o processo seletivo nos Programas de Residência Médica credenciados pela CNRM/MEC da Santa Casa de Marília estão abertas até o dia 20 de dezembro.
As vagas são oferecidas para as especialidades de Anestesiologia (cinco), Ortopedia e Traumatologia (quatro), Cardiologia (quatro) e Medicina Intensiva (duas). 
No caso da especialidade médica de Anestesiologia, uma das seis vagas é reservada para as Forças Armadas e por esta razão ficam cinco vagas disponíveis das seis credenciadas pela CNRM/MEC.
Nos casos de Anestesiologia e Ortopedia e Traumatologia, os programas têm acesso direto e duração de três anos. Para a Cardiologia, é necessário pré-requisito de dois anos em Clínica Médica, já cumpridos em cursos credenciados pela CNRM e a duração é de dois anos. E para Medicina Intensiva, o pré-requisito é exigido em Anestesiologia, Cirurgia Geral ou Clínica Médica, com duração também de dois anos.
Até as 23h59 do dia 20 de dezembro as inscrições poderão ser feitas pelo site www.zambini.org.br. São obrigatórios no preenchimento da ficha de adesão os números do CPF, RG, nome completo da mãe, nome e estado da instituição em que cursou o último ano do Programa de Residência Médica para as vagas com pré-requisito, endereço residencial completo, e-mail e telefones para contato.
A taxa de inscrição tem o valor de R$ 508,00. O boleto gerado no ato da inscrição, no site do Instituto Zambini, deverá ser pago via Internet Banking ou em qualquer agência bancária até a data de vencimento. 
O processo seletivo é eliminatório e classificatório. O candidato que anteriormente à data início do Programa de Residência Médica tiver participado e cumprido integralmente o Provab (Programa de Valorização Profissional da Atenção Básica) a partir de 2012 ou ingressado nos programas de Residência em Saúde da Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade a partir de 2015 e tê-lo concluído, receberá pontuação adicional na nota de todas as fases de seleção.
A prova objetiva (escrita) da primeira etapa terá peso de 90% e será realizada no dia 15 de janeiro de 2018, com a convocação sendo feita através do site www.zambini.org.br. Nos outros 10%, serão analisadas a arguição e a análise de currículo, durante a segunda fase, prevista para os dias 5 e 6 de fevereiro. 
O resultado final será divulgado no dia 15 de fevereiro de 2018, no site www.zambini.org.br e as matrículas deverão ser feitas de 21 a 23 de fevereiro, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h, na Coordenação do Hospital de Ensino/Coreme da Santa Casa de Marília.     
Fonte: Assessoria de Imprensa - www.santacasamarilia.com.br  

Comentários