Produção artesanal de cachaças tem espaço de destaque no Revelando SP 2017

Quem gosta de uma boa cachaça tem compromisso marcado entre os dias 29 de novembro a 3 dezembro. O Revelando São Paulo 2017, maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista volta à capital e traz junto as melhores versões da cachaça artesanal de todo o estado. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado, com curadoria de Toninho Macedo, o Revelando acontece de 29 de novembro a 03 de dezembro, das 9h às 21h, no Parque do Trote e Mart Center.

Destaque desta edição, a cachaça de cataia, cujo nome em tupi-guarani significa "folha que queima", é encontrada apenas em algumas cidades do Vale do Ribeira, no litoral sul de São Paulo. Originária da Ilha do Cardoso, em Cananeia, a planta era utilizada pelos índios para fazer chá devido às suas propriedades medicinais. Mas logo os caiçaras descobriram outro uso para a planta que, quando curtida na pinga, é capaz de transformar a bebida em um líquido da cor do uísque, tão precioso quanto um bom scotch. Por isso a bebida é conhecida como uísque caiçara.

Do litoral ao interior - Além de Cananeia, quem for ao Revelando irá conhecer as cachaças de Angatuba, Charqueada, Capão Bonito, Guararema, Monteiro Lobato, Palmital, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Jambeiro e Palmital.

A Família Zanetti, de Angatuba, cidade da região de Itapetininga, desenvolveu o próprio método e técnica para esta produção de caráter estritamente familiar. Utilizando cana-de-açúcar e frutas para os licores de cachaça, é feita em alambique de cobre com fermentação natural. No caso das bebidas frutadas, a família utiliza apenas frutas da região, o que confere mais identidade com a tradição e cultura locais.

Outro destaque será a centenária cachaça de Guararema, produzida pelo Alambique do Décio, que mantém sua fabricação caseira há seis gerações. Fundada pelo Tataravó Chico, a bebida é envelhecida, por até cinco anos, em tanques de madeira de carvalho para assegurar o sabor suave e amadeirado.

O Alambique de Guararema apresenta uma variedade surpreendente de sabores. Pode-se encontrar cachaça de milho, chocolate, café, maracujá e leite e, claro, a pura, para os apreciadores mais conservadores, que preferem o bom e velho sabor da aguardente.

Além da Vila da Cachaça, o festival terá 100 espaços de artesanato, 12 Ranchos Tropeiros e 200 grupos de cultura popular tradicional, com a participação de representantes de 180 cidades. O Revelando também contará com um espaço dedicado à Festa do Divino, com exposição fotográfica, rodas de conversa e mostra com vestimentas, gastronomia e música.

Acesse o site - www.cultura.sp.gov.br/revelandosp para acompanhar tudo sobre o festival.

Comentários