Palestras e Comunicação de Trabalhos marcam a X Jornada de Iniciação Científica da Unijales

Daniel Zilio
 
 
 

A Unijales através do professor Dr. Silvio Luiz Lofego realizou nos dias 16 e 17 de novembro a décima edição da Jornada de Iniciação Científica. Para comemorar os 10 anos, o tema abordado foi "Ensino e pesquisa: limites e possibilidades".

A Jornada constitui fórum para discussão de questões relativas à pesquisa da Unijales, além de proporcionar um intercâmbio de informações entre professores, alunos e palestrantes. O evento é realizado anualmente e nesta edição, reuniu cerca de 500 participantes.

A Jornada de Iniciação Científica tem como objetivo promover a troca de experiência entre os alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, ampliando ainda mais o conhecimento adquirido em sala de aula.

Na quinta-feira, dia 16 de novembro, no Ginásio Poliesportivo da Unijales, Cristovan Soler, renomados palestrantes passaram pela Jornada de Iniciação Científica. O professor doutor Antônio Carlos Lofego, da Unesp de São José do Rio Preto, o professor doutor Rubens Arantes Corrêa, do Instituto Federal de São Paulo - IFSP e Joyce Ramos de Almeida, Coordenadora de Projetos no Núcleo de Apoio ao Pesquisador do Hospital de Câncer de Barretos, Unidade Jales.

No dia 17 de novembro, sexta-feira, a Jornada continuou com a Comunicação dos trabalhos de TCC e Iniciação Científica (seções por área de pesquisa), no qual alunos apresentaram resultados de suas respectivas pesquisas.

"A Jornada este ano completou 10 anos. O sonho aliado a persistente crença na ciência, fizeram com que desde de 2007 desenvolvêssemos um programa de apoio e incentivo a pesquisa. Nascia o Programa de Iniciação Científica da Unijales, o PIC/Unijales, e, no dia 13 de novembro, daquele mesmo ano, realizávamos a nossa Primeira Jornada de Iniciação Científica. Há uma década de sonho que resistiu a todas a intempéries e fez avançar, rumo à realidade desejada, dezenas de jovens pesquisadores. O sucesso alcançado pela Jornada é, também, fruto dessa crença na pesquisa. Na pesquisa que humaniza, que harmoniza, que conforta, que liberta e nos deixa mais próximos da justiça e da igualdade de condições para uma sociedade mais fraterna" disse o vice-reitor acadêmico da Unijales, Silvio Luiz Lofego.

Comentários