FOLHAGERAL

A maioria


dos partidos políticos – principalmente os ditos de esquerda – se opõem à venda de estatais a investidores privados, dê lucro ou não. Cada vez que se vende uma empresa estatal, principalmente as falidas, eles – os partidos políticos – perdem dezenas de cabides de emprego ocupados por apadrinhados. Por isto a gritaria.

A prática de


instalar um grande número de partidários esquerdistas nas empresas estatais faz parte de um grande projeto político de permanência no poder. Mas a frustração ocorre por obra dos jovens agentes do judiciário que levam em frente as operações de combate aos corruptos dentro das empresas estatais. Isso foi muito bom.

Ao entrar no


Portal da Transparência Federal, em busca da liberação de recursos por meio de convênios aos municípios de Urânia, Mesópolis, Aspásia, Vitória Brasil, Paranapuã, simplesmente aparece a informação "Sua busca não obteve resultados". Será que, neste ano de 2017, os prefeitos não obtiveram ou não assinaram um convênio sequer junto ao Governo Federal para os seus municípios?

Os moradores


da Rua São Paulo foram informados da boa notícia que foi dada pelo prefeito Flá Prandi, nesta quinta-feira (15), ao colunista, durante o lançamento do Residencial José Rodrigues. Segundo ele, uma licitação será aberta para mais uma etapa de recapeamento das vias públicas da cidade e, entre elas, a Rua São Paulo.

A expectativa


dos moradores da Rua São Paulo é que, depois de quase duas décadas de promessas não cumpridas pelos gestores públicos, desta vez possam finalmente comemorar o recape feito da rua, pisando seguramente sobre o asfalto lisinho.

Lá no botequim


da vila, os analistas políticos recomendam prudência ao povo. De fato, há promessas que num belo dia os políticos vão ter que cumprir. É o caso do recape asfáltico de ruas que ficam esperando na fila por anos. Mas não comprem os fogos antes de terem certeza.

A Câmara


Municipal de Jales, por meio dos seus vereadores – eleitos para representarem o povo na "alegria e na tristeza" – aprovou dois projetos lei. Um deles, do então vereador (hoje suplente) Luís Fernando Rosalino (PT), projeto denominado "Lei dos Panfletos" que proíbe a colocação de panfletos em para-brisa de veículos e outras ações. E outro, de Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), que não disputou reeleição em 2016, chamada "Lei do Apito", proibindo o trem de apitar no perímetro urbano.

Não se sabe,


se as leis foram sancionadas e publicadas ou estão engavetadas. Não se sabe, se as duas leis estão sendo cumpridas. Isso é lamentável pela falta de maior atenção da parte dos nobres edis.

Não interessa


a ninguém, se as leis foram aprovadas em Legislatura anterior. É importante que os representantes do povo saibam se elas estão ou não sendo cumpridas. Legislar é mais do que uma formalidade. Os vereadores devem estar todo tempo conectados ao povo.

A partir de


julho do ano vindouro, começam as disputas de ‘pré-candidatos e as convenções dos partidos para definir os candidatos às eleições de 2018. Praticamente, isto vai marcar o fim do governo Michel Temer, pois daí em diante vai perdendo a importância.

Se os cientistas


políticos acertarem, os candidatos a Presidente da República estarão entre estes: Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC), João Dória (PSDB), Joaquim Barbosa (sem partido), Lula (PT) e Marina Silva (Rede).

Com exceção


de Joaquim Barbosa, que é jurista e nunca foi político, os demais são políticos versados na tradição política brasileira. Nenhum deles será um estadista, a começar pela escolha dos seus amigos políticos para ministros e passando pela submissão aos jogos políticos.

É mesmo


possível que venhamos a nos frustrar com o próximo Presidente da República. Mas vamos poder dar mais atenção à renovação dos deputados federais e senadores. Sem desanimar, vamos poder descartar muitos deles para que nunca mais voltem a nos representar.

Ao mesmo


tempo, cada um de nós deve se comprometer – com si mesmo – a ser um cidadão melhor. Isso será bom para cada um de nós, para nossas comunidades e para o país. Afinal de contas, o tempo e o curso da história não param. É só observar que muita gente vai continuar seguindo em frente, apesar dos pesares. E vão ter sucesso.

Perguntar não ofende;


"O prédio da Associação dos Moradores do Jardim Oiti e Adjacências na avenida Maria Jalles, onde funciona uma fábrica de pães e uma confecção já foi regularizado para evitar futuros problemas para a administração?". Além disso, pagam aluguel ao município e os devidos impostos?.

Na legislatura


passada, num encontro na Câmara Municipal, um então assessor do prefeito Pedro Callado, mostrou ao nobres edis uma pesquisa que a maioria da população quer a venda da área onde se localiza o Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg.

Depois disso


nada mais se falou, mesmo a Prefeitura quase indo à falência por falta de recursos, as ruas esburacadas, e o estádio sem receber uma equipe de futebol digna de representar a cidade, dando prejuízo ao erário.

Nobres edis,


está na hora de se analisar o que pode ser apoiado e que venha beneficiar o município, e o que não deve ser apoiado por não trazer benefícios ao município. Depois do IPTU, o povo está de olho.

Comentários