Educação Empreendedora vai chegar a 160 mil alunos em 2018

Paulo Skaf, presidente do SEBRAE-SP, assinou parceria com mais de 120 prefeituras
 
Na manhã desta terça-feira, 21/11, o presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, assinou parceria para implementação e expansão do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com 124 prefeituras municipais. Com a adesão destes municípios o programa de educação empreendedora vai chegar a 80 mil novos alunos das redes públicas de ensino fundamental, totalizando cerca de 160 mil crianças e jovens, de 7 a 14 anos, em 2018;
O Jovens Empreendedores Primeiros Passos é um programa educacional, com metodologia própria, focado em disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens em idade escolar. Tem o objetivo de despertar nos alunos a iniciativa de buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho também por meio da criação de seu próprio negócio e/ou aprimoramento das características exigidas no mercado de trabalho atual e futuro.
Durante a cerimônia, Skaf afirmou que a expansão do programa faz parte da estratégia da entidade de garantir futuros empreendedores melhor preparados, conectados à realidade do trabalho do século 21, uma vez que hoje 60% dos jovens entram no mercado de trabalho em empregos que serão afetados pela automação e deixarão de existir nos próximos 10 a 15 anos. “No momento de revolução como a que estamos vivendo e as próximas que virão, a palavra-chave é adaptação. E esta só virá pelo conhecimento. Por isso, educação hoje em dia não é importante, é indispensável”. E completou: “a velocidade dessas transformações é tremenda. Tanto que já se fala que as mudanças que ocorrerão nos próximos 100 anos vão equivaler aos últimos 20 mil anos. Ou o Brasil abraça esta causa ou vai ficar muito para trás”.
O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, que renovou a parceria para expandir o programa para toda rede municipal, apresentou a experiência do município em educação empreendedora. Para ele o programa vai além de ensinar as características empreendedoras e como ter sucesso numa empresa. “O programa estimula a criatividade, a inovação, a resiliência e o protagonismo dos alunos, ajudando a tornarem-se melhores cidadãos, não dependendo de ‘salvadores da pátria’. O Jovens Empreendedores ajuda a transformar o município, o Estado, o País”.
Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, o programa já fez a diferença junto aos 60 municípios em que está implementado, ajudando a transformar a realidade de 1,5 mil professores, de 380 escolas. “Recebemos a missão do presidente Paulo Skaf de incrementar a área de educação empreendedora e estamos atuando em várias frentes. Esta adesão das prefeituras mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto, lembrou que esse ato (ampliação do programa), demonstrou a responsabilidade dos prefeitos em realizar um trabalho colaborativo, envolvendo toda a comunidade, ajudando a formar crianças mais preparadas para o futuro. “Será por meio da disseminação do conhecimento, da mudança da cultura que vamos superar os desafios que vivemos”.
A cerimônia de ampliação do programa contou com a presença de 300 pessoas, entre prefeitos, secretários de educação, diretores de ensino, professores e gestores de educação.

Comentários