Pular para o conteúdo principal

Ciência da Felicidade: Sabedoria é conhecer a si mesmo

Há ainda muitos ignorantes no mundo. Uma pessoa ignorante é aquela que não conhece a si mesmo. Ela não conhece seu verdadeiro eu, mas age como alguém que já sabe de tudo. Digo a vocês que, mesmo que leiam dezenas de milhares de livros, mesmo que viajem pelo mundo inteiro, não serão capazes de discernir a verdadeira natureza do seu ser e, portanto, não poderão ser considerados sábios de verdade.
 
Não importa quanto conhecimento vocês acumulem, que sejam dicionários ambulantes, e quantos lugares tenham conhecido em suas viagens. Mesmo que tenham percorrido o mundo inteiro, se não conhecerem o próprio coração, se não conhecerem a verdadeira natureza do seu ser não poderão ser considerados sábios de verdade.
 
Por outro lado, aqueles que, mesmo sem muitos conhecimentos e experiência, conhecerem a própria mente, souberem controlar bem o próprio coração e tiverem alcançado a iluminação pelo autoconhecimento, estes, sim, poderão ser considerados pessoas sábias. O importante é aprender a governar a si mesmos. Se vocês não se conhecerem e não conseguirem controlar sua mente, nunca poderão ser considerados sábios.
 
Há ainda outro tipo de pessoas ignorantes, que se alegram em criar confusão e causar perturbação ao próximo. São ignorantes os que lançam veneno no coração das pessoas, inventando mentiras e espalhando boatos. Ao levar adiante essas ações, nunca terão a verdadeira paz de espírito.
 
*As reflexões desta coluna são extraídas de O Renascimento de Buda”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil). Seus mais de 2.200 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.
 

Comentários