Encontro de Delegados das CEBs do Regional Sul1 reuniu 332 delegados na Diocese de Jales

 
Em preparação ao 14º Intereclesial das CEBs, que se realizará em Londrina/PR, no mês de janeiro de 2018, o Regional Sul 1, que é composto pelas 47 dioceses do Estado de São Paulo, reuniu 332 Delegados das Comunidades Eclesiais de Base, para debater o tema "CEBs e os desafios do mundo urbano", nos dias 16 e 17, na Escola Vocacional da Diocese de Jales.

O encontro foi assessorado pelo Padre Manoel Godoy, que destacou a importância de sermos cristãos alegres, ser Igreja na cidade, e como primeiro passo para vencer os desafios do mundo urbano devemos amar a cidade. E além de amar ser crítico, porém, criticidade não é azedume. É necessário compreender os desafios das novas comunidades urbanas, pois tudo ainda é muito ligado com a questão histórica e principalmente rural.

Com ritos e simbologias da identidade das Comunidades Eclesiais de Base, o encontro foi enriquecido com a Leitura Orante da Bíblia, Ofício dos Mártires, e as pequenas celebrações de chegada e envio dos participantes. Momentos significativos para a expressão de um povo que luta pela justiça e fraternidade dos povos oprimidos, sem distinção de credo, cor, raça, etc.

A Santa Missa do domingo de manhã foi presidida pelo Bispo Referencial das CEBs do Regional Sul 1, Dom José Carlos, de Caraguatatuba, e Concelebrada por Dom Reginaldo e os Padres e Diáconos presentes.

No final do encontro foi apresentado três cartas em preparação ao Intereclesial, sendo uma Moção de Apoio ao povo Guarani Mbya do Pico Jaraguá-SP, outra direcionada a Juventude e outra Geral do encontro. ( por Edivaldo Mella Janasco)

Comentários