Ciência da Felicidade:Suas metas devem estar alinhadas com suas habilidades

Cada um possui capacidades inatas. É possível mudar alguns aspectos da personalidade, mas não há como se transformar totalmente em outra pessoa. Assim, em vez de ficar afirmando ingenuamente que quer ser feliz seja como for, você deve começar a pensar seriamente no que é capaz de conseguir com base em sua personalidade, sua capacidade e sua força física, e também levar em conta seu ambiente de trabalho e suas relações com a família e os amigos. Pergunte a si mesmo do que é capaz e o que deve fazer para alcançar determinado objetivo, seja na vida pessoal, seja em um cargo ou empreendimento.

Sua meta não deve ser pura fantasia ou uma ideia abstrata. Avalie com serenidade sua real capacidade e o ambiente a sua volta e encontre uma maneira de aproveitar ao máximo suas aptidões. Ao mesmo tempo, certifique se de que o fato de alcançar sua meta não irá prejudicar as pessoas que o cercam. Verifique se a imagem deste eu ideal que você projeta em sua mente não é egoísta demais e não vai trazer danos aos outros e deixá los infelizes.

Em termos de governo, espera se que os líderes políticos tenham a capacidade de lidar com os problemas nacionais. Nas empresas, espera se que os executivos também tenham essa capacidade. Na maioria das vezes, um empreendimento é montado por uma só pessoa. Mais de 90% do sucesso das empresas de pequeno e médio porte depende da capacidade do dono, de suas ideias, talento e criatividade. É preciso sempre usar a sabedoria.

*As reflexões desta coluna são extraídas de "As Leis da Invencibilidade", do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil). Seus mais de 2.200 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.

Comentários