Clássicos exibe a ópera em concerto A Danação de Fausto

Regido por Roberto Minczuk, o espetáculo trata da trágica história de Fausto, baseada em peça escrita pelo alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Vai ao ar com exclusividade neste sábado (19/8), às 21h30, na TV Cultura e no YouTube

 
O Clássicos desta semana traz, com exclusividade, a íntegra da apresentação em forma de concerto da ópera A Danação de Fausto pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Sob a regência de Roberto Minczuk, o espetáculo aconteceu no dia 1º de julho, no Theatro Municipal de São Paulo, com o acompanhamento do Coro Lírico Municipal e o Coro Infantil da Escola Municipal de Música de São Paulo. O programa vai ao ar no sábado (19/8), às 21h30, na TV Cultura e no canal oficial no YouTube.
Escrita por Johann Wolfgang Von Goethe, a história de Fausto, regida como uma peça, foi reelaborada em A Danação de Fausto por Hector Berlioz, que manteve alguns elementos da obra original, como a ligação amorosa com Margarida. Na versão de Berlioz, Fausto, insatisfeito com a vida na Alemanha, resolve se envenenar. Porém, ao tentar levar sua morte a cabo, é impedido por um cântico da Páscoa.
Eis que surge Mefistófeles, seduzindo Fausto com promessas de responder todos seus questionamentos e desejos, e coloca-o para dormir. Ao adormecer, o protagonista sonha com aquela que será sua amada e, quando desperta, pede para levá-lo até ela. Ocorre então um dueto amoroso entre Margarida e Fausto, que é interrompido por Mefistófeles, quando ele avisa aos vizinhos e à mãe de Margarida que Fausto havia estado em casa com sua amada.
Após esse momento, Fausto e Margarida se distanciam. Mefistófeles informa o protagonista que sua amada havia sido presa por envenenar a mãe, mas promete salvá-la, desde que ele entregasse sua alma. Fausto concorda, entretanto, percebe que isso não foi feito para o resgate de Margarida, e sim para sua ida ao inferno. Mefistófeles, então, celebra sua vitória - a danação de Fausto.
 

Comentários