Uvas e orquídeas chegam para fomentar o Turismo Rural no município Urânia

Com 9.141 habitantes (estimativa do IBGE para 2016), cuja economia é baseada na atividade agrícola, o município de Urânia vem se destacando na área do turismo rural. Agricultores estão abrindo as porteiras de suas propriedades rurais para visitantes conhecerem suas produções.

Tudo começou na propriedade de seu Hideraldo Preto, dono dos "Morangos Urânia", que há vinte anos cultiva a fruta e há quatro anos teve a ideia de abrir seu sítio para os visitantes colherem o próprio morango no pé. Um projeto que deu certo e que se espalhou por meio das redes sociais atraindo visitantes de todo o país. 

Só ano passado 10.000 pessoas visitaram o local que se transformou em ambiente de lazer para as famílias. Esse ano a temporada da colheita já se iniciou e vai até o mês de setembro. A expectativa do proprietário novamente é grande. Espera-se 30.000 visitantes até o final da safra.

Além dos morangos, a uva é outra fruta que sempre se destacou no município. Com base no projeto "colhe e pague" dos morangos, a família Germano, que há 10 anos cultiva a fruta, viu no turismo rural uma forma mais rentável de comercializá-la já que não precisa de contratar mão de obra para colher a fruta para vender para os grandes centros.

Fizeram da Estância das Videiras, com mil pés de uva, um ponto turístico onde as pessoas possam colher seus cachos de uva de acordo com as preferências, visto que possuem as variedades: Rubi, Red Meire, Brasil e Benitaka.

A estância será aberta aos visitantes neste sábado, 29 de julho, e funcionará todos os finais de semana, das 8h às 17h. Lembrando que a safra vai até o mês de outubro.

"Estamos bastante esperançosos que todos vão gostar de colher sua uva na parreira, uma uva fresquinha e docinha direto do parreiral e conhecer como é a produção, além de saborear deliciosos doces e experimentar o suco natural, completou a viticultora Maria Aparecida Buzinaro (foto).

Outro ponto turístico, na cidade de Urânia, "de encher os olhos", é o Orquidário Santa Rita de Cássia, que abriga cinco viveiros repletos de orquídeas das mais variadas espécies.

Mais uma atração de turismo rural e compras, principalmente, para quem aprecia uma bela orquídea, planta muito valorizada pela beleza e originalidade de suas flores.

O orquidário fica dentro de uma propriedade recheada de outros tipos de plantas e aves em viveiros que podem ser vistas de perto pelos visitantes. A diversidade e exuberância das espécies, como pavão, faisão, perdiz, marreco, angola, galo, peru, certamente irão impressionar pessoas de todas as idades, principalmente o público infantil.

A proprietária do orquidário, Sandra Picoli Martins (foto), está bastante entusiasmada com o turismo rural e suas expectativas são as melhores: "Será um prazer receber os visitantes e mostrar e comercializar nossas orquídeas. Estamos bastante confiantes e investindo neste grande projeto", concluiu.

O prefeito Marcio Arjol, que incentiva o turismo rural no município, enfatizou o apoio do Departamento Municipal de Agricultura que investiu em cursos de capacitação profissional aos produtores rurais. Ele fez questão de visitar os pontos turísticos e parabenizar os empreendedores que, em tempos de crise financeira, souberam valorizar suas potencialidades.

Para o prefeito, "aproveitar profissionalmente a vocação turística existente em Urânia é uma nova oportunidade de ascensão na economia local e mais uma alternativa de renda para o homem do campo".

Comentários