Suco de laranja é aliado da dieta e combate gordura no fígado. É o que aponta um estudo conduzido por pesquisadoras da Unesp

Luiza Monteiro

Se você faz ou já fez dieta, deve ter ouvido a recomendação de maneirar no suco de laranja (ou até evitá-lo). O conselho se baseia principalmente na quantidade de calorias fornecidas por um copo da bebida – em média, 110 kcal. Mas, segundo um estudo brasileiro publicado recentemente na revista científica Nutrition, o líquido extraído da fruta rica em vitamina C não atrapalha a dieta – e ainda contribui com muitos benefícios para a saúde.

A pesquisa foi a tese de mestrado da nutricionista e doutoranda Carolina Ribeiro, orientada pela nutricionista Thais Borges César, professora do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em Araraquara (SP), que estuda suco de laranja há pelo menos 15 anos. Ao longo de mais de uma década, a docente viu em pesquisas os benefícios do suco no controle do colesterol, no combate aos fatores associados à síndrome metabólica e na redução da resistência à insulina, processo que leva ao diabetes.

Ao notar a má fama da bebida na mídia e até na literatura, Thais quis fazer uma investigação com obesos para mostrar o que já via em seus trabalhos: "que, além de não engordar, o suco de laranja não atrapalha uma dieta de emagrecimento", diz a pesquisadora.

Foi aí que as experts brasileiras recrutaram 78 homens e mulheres adultos, com idades entre 18 e 65 anos e IMC maior que 30 e menor que 40 kg/m². Os voluntários foram divididos em dois times: o grupo Dieta, que recebeu um plano alimentar de cerca de 2.000 kcal por dia para perda de peso; e o grupo Suco de Laranja, cujo cardápio tinha o mesmo valor energético da outra turma, mas incluía duas porções diárias (500 ml) da bebida natural, consumidas nos lanches da manhã e da tarde. Nessas refeições, o pessoal do grupo Dieta foi instruído a comer um alimento não cítrico com valor calórico semelhante ao do suco – uma banana, uma porção de iogurte, biscoitos salgados ou doces…

Fique por dentro: 9 lanches saudáveis e rápidos para quem quer perder peso
Ao longo de 12 semanas, o estudo também investigou a ingestão de nutrientes como proteínas, carboidratos, vitamina C e folato; a composição corporal dos participantes e marcadores como glicemia, insulina, colesterol, triglicérides e enzimas hepáticas também foram avaliados.

Os resultados mostraram que, dentro de uma dieta de calorias reduzidas, o suco de laranja não atrapalhou a perda de peso. "Tanto os indivíduos que tomaram quanto aqueles que não tomaram a bebida emagreceram igualmente", relata Thais. Ambos os grupos eliminaram 6 quilos em três meses, baixando em 8% a massa gorda e em apenas 3% a massa muscular. Também foi notável a diminuição da circunferência da cintura e do quadril – fator importante para afastar doenças cardiovasculares.

Vantagens do suco de laranja
O grupo que incluiu o líquido da fruta na dieta se destacou quando o assunto foi a redução dos níveis de glicose, insulina, triglicérides, colesterol total e LDL (ruim). Outro diferencial de quem bebeu o sumo da laranja foi a redução da gordura no fígado, quadro comum em obesos que compromete o funcionamento do órgão. Os exames apontaram um menor número de enzimas hepáticas, indício de que a inflamação no fígado melhorou. "A vitamina C e os flavonoides do suco de laranja têm ação anti-inflamatória e antioxidante, trazendo benefícios para a condição metabólica de órgãos como fígado e pâncreas", explica a pesquisadora da Unesp.

A fruta é melhor que o suco?
Estudos e entidades médicas de nutrição já defenderam que comer a fruta é melhor que o suco quando se trata do teor de fibras e até da ingestão de calorias – para fazer o suco usa-se muito mais laranjas do que quando comemos uma unidade, por exemplo. Para Thais César, porém, isso não significa que um é melhor que o outro. "A laranja chupada tem mais fibras? Tem. Mas quando você consome o suco ingere mais vitaminas, minerais e flavonoides, pois são necessárias mais frutas para prepará-lo", pondera a professora.

Confira: 3 frutas anticalorias
Se seu objetivo é perder peso, não precisa excluir nem um nem outro do menu. "O cuidado deve ser com o total de calorias. Se a fruta e o suco estiverem dentro disso, não haverá problema", avalia a nutricionista. Ah! Lembre-se que suco e néctar são coisas diferentes! "O suco é 100% integral e o néctar é quando você acrescenta água e açúcar", adverte a docente. Então, dê preferência às versões feitas em casa ou que são integrais. Leia o rótulo e fuja daqueles produtos cheios de ingredientes que não são amigos da dieta e nem da saúde.

Comentários